Com dupla capa, edição 266 também destaca os 20 anos da M. Camilo Consultoria, posicionada como um escritório de serviços para o mercado segurador
A Revista Cobertura convidou importantes pensadores e executivos do mercado de seguros para falar sobre os efeitos da criação e instauração do Plano Real no mercado de seguros em um especial sobre os 30 anos do Plano Real, celebrados em julho deste ano.
A previsibilidade monetária foi fundamental para o desenvolvimento do mercado de seguros do Brasil, aliás assim o é para todos os países. O Saúde e os planos VGBL e PGBL impulsionaram o mercado, mas e os outros ramos? “O mercado de Vida e RE no perído de 1995 e 2023 não conseguiu surfar na onda estabilidade da moeda e da economia brasileira”, observa Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade da MAG.
“O crescimento do mercado está ocorrendo em função de que baixou a taxa de desemprego e aumentou muito o valor do seguro, em especial o Automóvel”, comenta Acacio Queiroz, executivo, palestrante, mentor e conselheiro.
“O Real trouxe conquistas, mas nós não superamos enormes problemas que se mantêm no presente. O desafio do Brasil, como sociedade e interesse coletivo, e o seguro está muito ligado a isso, eu diria que é a necessidade de uma distribuição de riqueza melhor”, destaca Luis Cozac, economista e sócio da Partenariat.
Os desafios não param e o mercado tem como desafio crescer com sustentabilidade, trazendo e mantendo novos consumidores no mercado. “Não vamos chegar a 10% de participação do mercado de seguros no PIB se não houver algo, que não seja a distribuição de renda, mas que faça com que os produtos de seguros possam caber melhor no bolso do consumidor”, reforça Marcio Coriolano, membro do Conselho da CNseg.
“Hoje, o grande desafio da moeda brasileira passa por questões macroeconômicas relacionadas à carga tributária e a alta de juros para conter a inflação”, pontua o presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara.
Inclusive, manter a inflação sob controle é um ponto importante, na visão do advogado Antonio Penteado Mendonça. “Nós sabemos que para ela escapa em um segundo e sabemos que se isso acontecer o estrago é brutal”.
BPO e Consultoria
Mauricio G. Camilo Pinto e Luis Fernando M. Carvalho, sócios-diretores da M. Camilo Consultoria, construíram uma das mais respeitadas empresas de prestação de serviços do mercado segurador. Nos 20 anos de trajetória, eles foram se moldando às necessidades das companhias do setor. “Conseguimos criar um atendimento híbrido, pois nos adequamos a todas as necessidades dos clientes”, diz Mauricio G. Camilo Pinto.
Hoje posicionados como um escritório de serviços para o mercado segurador, a operação está muito voltada para outsourcing e BPO. “Deixamos de ser apenas fornecedores de mão de obra para, efetivamente, executar toda as atividades de backoffice de uma seguradora com gestão integral da nossa parte”, comenta Luis Fernando M. Carvalho.
Confira essa e outras matérias na edição de julho (266) da Revista Cobertura.
Destaques:
Entrevista: Pablo Santos, CEO da Odont Planos Odontológicos, fala sobre a estratégia de crescimento da operadora que nasceu no Nordeste e já expandiu a atuação para todo o Brasil.
Produto: Automóvel segue em ascensão impulsionado pelo aumento da conscientização, expansão da frota e demanda por coberturas abrangentes e personalizadas.
SOS RS: Celso Azevedo, presidente da Aconseg-RS, fala sobre a situação do Rio Grande do Sul após mais de dois meses da tragédia.
Livro: “Legado Assegurador” narra a história dos 100 anos do Sindseg PR/MS, entidade liderada por Altevir Prado.
Conexão RJ: Setor de seguros integra discussão sobre a criação de cidades resilientes em debate promovido pelo Instituto Clima e Sociedade.