Revista Cobertura destaca modelos de negócios para o corretor atuar em parceria

Edição ainda traz entrevista exclusiva com CEO da Amil, Aline Schellhas, e uma reportagem sobre como a integração dos prestadores de serviços às ações de ASG no seguro de automóvel é fundamental

Em busca de melhor atendimento, corretores de seguros têm buscado parcerias. Assessorias em seguros, grupos de corretoras, modelo de corretores parceiros, franquias e até MGAs são algumas propostas para os profissionais apostarem.

“Há uma transformação muito grande nas companhias de seguros. Elas encolheram as suas áreas comerciais e não conseguem atender as demandas dos corretores. Há uma aposta muito grande na questão de atendimento virtual, de que o app vai resolver, e não resolve. O corretor precisa de um atendimento, e aí surgem essas oportunidades”, analisa Boris Ber, presidente do Sincor-SP.

Convidamos sete especialistas para comentar como funcionam alguns modelos disponíveis hoje no mercado para que o corretor possa escolher o que melhor se encaixa.

“As assessorias passaram a ser uma grande aliada das seguradoras no atendimento ao corretor. Este é um modelo que veio para ficar e está cada vez mais consolidado e muito aderente ao novo momento que passamos pós-pandemia de redução de custos de seguradoras”, explica Helio Opipari Junior, presidente da Aconseg-SP.

No norte e no nordeste do País, esta operação também está em consolidação. “A assessoria tem em sua essência o propósito de facilitar a atuação dos corretores e das seguradoras na colocação dos produtos de seguros para o consumidor final”, define Djalma Ferraz, presidente da Aconseg-NNE.

Outra proposta é a atuação por meio de redes ou grupos de corretores. “Existimos para elevar a consciência da população sobre a importância da proteção do seguro e do papel do corretor ao orquestrar um ecossistema onde todos possam ter acesso, transacionar, aprender e inovar juntos”, destaca o fundador da Rede Lojacorr, presidente do Conselho Consultivo da Holding e membro do Conselho de Administração da Rede Lojacorr, José Heitor Silva.

Já o Grupo A12+ nasceu porque o corretor de forma individual tem pouca ou nenhuma capacidade de investimentos, de know-how, de tecnologia, de condições comerciais, de atuação em outros ramos, segundo Renner Fidelis, CEO do Grupo A12+.

Outro exemplo são os corretores parceiros, como o que trabalha a MDS Brasil, que nasceu de um movimento de corretoras e, posteriormente, fez a aquisição de outras até que, em 2018, ela início oficialmente ao Canal de Parcerias.

“Isso tudo nos levou a fazer parcerias porque algumas corretoras venderam a carteira e quiseram continuar com a gente com um negócio ou outro. Isso cresceu e tomou corpo na MDS”, conta Patricia Martins, diretora do Canal de Parcerias da MDS Brasil.

Luciano Scatamacchia, diretor-executivo de Operações e Governança da Alper, explica que a motivação para o corretor procurar uma parceria é o famoso somar para dividir. “Força operacional, técnica e comercial do grupo Alper junto às seguradoras também são pontos buscados, além de idoneidade, expertise e pluralidade de serviços e produtos integrados”.

O maior novo formato é o de MGAs. Segundo Juliana Sabrina dos Santos, CEO da Axpert, na MGA, o corretor não fala com um comercial generalista. “Como o maior foco das MGAs é trabalhar com nichos, quando o corretor não tem uma atuação forte em determinado nicho que não é produto de varejo, ele precisa de consultoria. Isso as MGAs, tanto na parte comercial, como técnica, pode ser superior a uma seguradora. Ela tem um canal para atender corretores de forma singular, sabendo o que está falando”.

Acesse essa e outras matérias na edição de maio (254) da Revista Cobertura.

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