Risco Cibernético, o risco ao qual todos estão expostos

Revista Cobertura retrata a importância do seguro cibernético nas pequenas às grandes empresas em edição que também destaca o poder de inovação das MGAs 

O risco que ninguém vê, mas ao qual todos estão expostos. A edição 267 da Revista Cobertura aborda o papel crucial do seguro cibernético na resposta e recuperação no caso de um incidente.

Segundo Raquel Cerqueira, superintendente executiva de Ramos Elementares da Bradesco Seguros, o objetivo desse seguro é ajudar as empresas na mitigação de riscos associados as operações online e a proteção de dados, proporcionando suporte financeiro e operacional em caso de incidentes cibernéticos.

“O seguro mitiga as perdas de um ataque cibernético e permite que uma operação possa se restabelecer de maneira mais ágil, porém, ele não previne o ataque. Ele é uma solução complementar a um bom plano de gerenciamento de riscos cibernéticos”, acrescenta CarlaAlmeida, diretora de P&C e Resseguros da AXA no Brasil.

Nos últimos anos, o investimento em seguro cibernético tem se tornado cada vez mais frequente entre as empresas. Em função de um cenário com muitos incidentes deflagrados nos últimos anos, o risco cibernético foi incluído na agenda de discussões das organizações e, por consequência, aumentou a busca por apólices.

“No Brasil, o mercado vem apresentando um forte crescimento em volume de prêmios, aumento de capacidades e ampliação de coberturas”, pontua André Leão, gerente de Seguros Cyber da Marsh.

“Estamos monitorando um interesse maior de seguradoras que ainda não operam nessa linha de seguros. Temos expectativas de pelo menos mais três seguradoras iniciando sua operação até o final de 2024”, completa Mauricio Bandeira, diretor de Linhas Financeiras e Responsabilidade Civil da Lockton Brasil.

Hellen Fernandes, gerente de Linhas Financeiras da Zurich Seguros, informa que a companhia tem estabelecido parcerias com empresas de tecnologia e consultorias de segurança cibernética para oferecer soluções integradas que combinam seguro cibernético com serviços de avaliação de riscos, monitoramento de ameaças e resposta a incidentes.

“Temos facilitado cada vez mais as ferramentas para colher informações sobre os sistemas de segurança que essas empresas têm para que possamos oferecer uma cotação rápida”, compartilha Carol Ayub, superintendente de Produtos Financeiros da Tokio Marine.

Confira essa e outras matérias na edição de agosto (267) da Revista Cobertura.

Destaques:

Entrevista: César Saut, presidente da Rio Grande Seguros e Previdência, define a atuação da companhia como uma soma de experiências e competências.

Inovação: MGAs são reconhecidas por sua capacidade técnica de subscrição para atendimento a riscos específicos e de nicho.

Líderes em ação: Djalma Ferraz, presidente da Aconseg-NNE, entra no segundo mandato durante cerimônia de posse que celebrou os dois anos da associação.

Benefícios: Nova administradora de benefício BWG.Saúde quere ser reconhecida como a melhor da seleção à gestão do risco.

Benefícios: Zentrix nasce com o propósito de oferecer experiência única aos parceiros.

SOS RS: “Seguro é vida, e isso se mostrou ainda mais real”, destaca Alberto Junior, CEO do Grupo Life.

Profissão Corretor: Jorge Eduardo de Souza, corretor de seguros e fundador da Única destaca: “Acreditamos no B2C”.

Comunicação & marketing: Primeiro evento de comunicação temático da Freela é sobre seguro automóvel.

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