Presencialmente, ela encanta por toda a tecnologia que permite reunir profissionais do mundo inteiro
Karin Fuchs
Oficialmente inaugurada em 2020, no Dia da Inovação, em 19 de outubro de 2020, a Sala do Futuro, da Escola de Negócios e Seguros, em São Paulo (SP), foi criada para atender as necessidades de treinamentos híbridos. Com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, ela comporta 26 pessoas presencialmente e 40 on-line, o que permite a interação com profissionais de qualquer lugar do mundo.
Presencialmente, a sala do futuro é uma experiência única. Tive a oportunidade de acompanhar a palestra ministrada por Nadav Poplawski, co-founder & CEO da Uniqai Systems, empresa que desenvolve software baseado em inteligência artificial, com foco em apoiar o planejamento, a tomada de decisões e a análise de risco. Diretamente de Israel, o executivo deu uma aula sobre como aprimorar decisões e eficiência por meio da inteligência artificial.
Em pouco mais de uma hora, ele interagiu com os participantes e logo no início, perguntou: “o que está contribuindo para a popularização do termo inteligência artificial?”. Entre as respostas, Poplawski sintetizou: “Um dos fatores é o processo de digitalização que somente computadores e algoritmos conseguem processar. Outro, é a capacidade de infraestrutura que temos hoje, além de termos muito mais poder computacional do que quando foi feita a decida da Apollo 11 na lua (em 1969)”, comparou.
Nesse universo cada vez mais digital, em que a inteligência artificial estará cada vez mais presente, Poplawski destacou a importância da digitalização dos dados, “quem detém os dados é o rei”, e em saber transformá-los em conhecimento. “Isso é o que permite transformá-lo em ação, na hora certa”. A exemplo do uso de dados coletados durante a pandemia de covid-19, que podem servir para prestar melhores serviços à sociedade. “Como prever ondas pandêmicas que podem surgir para nos prepararmos melhor para o futuro”.
Especificamente para o mercado de seguros, Poplawski respondeu à pergunta de um dos participantes, sobre como usar os dados do cliente sem ser invasivo. Em resposta, disse ele: “é preciso que ele autorize o uso de seus dados, em contrapartida, algum benefício pode ser oferecido para ele, como o desconto em uma apólice de seguros”.
Para conhecer a Sala do Futuro, os interessados podem acessar o portal: https://saladofuturo.ens.edu.br/ e fazer um tour virtual. Lá também está disponível toda a programação.
TAGS: ENS, Sala do Futuro, da Escola de Negócios e Seguros, em São Paulo, Nadav Poplawski, Uniqai Systems, inteligência artificial, covid-19