Segurados querem ter melhor experiência digital

Segundo diretor da Solera, 49% dos clientes estão dispostos a gerenciar sinistros pelo autoatendimento e 56% querem ter mais visibilidade do processo

Uma pesquisa da Solera, que está presente em mais de 100 países, apontou que 70% dos clientes do setor de seguros estão dispostos a mudar de seguradora para ter uma melhora experiência digital.

De certa forma, a burocracia entre as seguradoras e o cliente fez com que a experiência do cliente fosse menos satisfatória. A digitalização veio para reverter esse cenário, segundo Silvela.

“Estamos vivendo uma nova era sobre a atenção a experiência do cliente”, comentou Jaime Silvela, diretor da Solera, durante o CQCS Insurtech & Innovation 2022.

Gustavo Doria, fundador do CQCS (à esq.) e Jaime Silvela, diretor da Solera

Segundo ele, é importante que haja menos esforço do cliente quando ele entra em contato com a seguradora.  “Quando ocorrer o sinistro os clientes precisam voltar à normalidade o mais rápido possível”, exemplificou.

Nesse contexto, a pesquisa destaca que 49% dos clientes estão dispostos a gerenciar sinistros pelo autoatendimento.

Até 2030, segundo a consultoria McKinsey, mais da metade da gestão de sinistro será substituído pela inteligência artificial. 

“Nessa nova era da experiência do cliente, eles querem ter visibilidade e saber o que está acontecendo. 56% querem ter visibilidade do processo e 53% querer uma resolução mais rápida”.

Brasil já está preparado para AI?

Na visão de Silvela, o Brasil está bem preparado porque já investe em AI e, inclusive, está em outra dimensão. Além disso, é um país altamente tecnológico – o 5G já está presente em muitas regiões -, inclusive o setor de seguros investe muito em novas tecnologias. “Brasil é país estratégico para a Solera”.

“A AI não é o futuro, é o presente e está no seu bolso. Não temam a AI”, recomendou Silvela.

O maior evento de inovação da América Latina reúne na manhã de hoje 1,5 mil profissionais do mercado de seguros, no Pro Magno Eventos. 

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas