Perfil do novo segurado, mais digital, exige atenção para atender plenamente as atuais necessidades e as novas demandas com base na escuta dos corretores e dos próprios clientes
O uso cada vez mais intenso da tecnologia trouxe um novo perfil de consumidor e trabalhar a resiliência é um dos pontos que o mercado de seguros se atenta para se adaptar ao novo tempo e às novas demandas. “As demandas da pandemia culminaram na antecipação de novas práticas”, avalia Paulo Fernando Hengdes, diretor-presidente do Grupo MBM.
Para atender plenamente o novo perfil de cliente é necessário conhecê-lo bem, trazendo-lhe uma jornada ágil e segura. Também é preciso ficar atento e não esquecer dos outros clientes que ainda permanecem no mundo analógico. Hoje, não basta somente conquistar tais clientes, mas também é necessário mantê-los.
Atualizado tecnologicamente e com o intuito de oferecer mais agilidade e comodidade para clientes e corretores de seguros, a digitalização se tornou um direcionamento estratégico omnichannel, oferecendo para o usuário uma experiência fluida com um atendimento empático, acolhedor e humanizado.
Ciente de que o consumidor está preocupado com a saúde integral, o mercado tende a oferecer um portfólio equilibrado entre saúdes física, mental, emocional e financeira. “O mercado de seguros tem que seguir essa tendência e oferecer o melhor portfólio, de acordo com o momento de vida de cada pessoa”, aconselha Luciano Lima, diretor Comercial da SulAmérica.
Em 2022, ouvir os clientes, além da customização e digitalização de produtos, será palavra de ordem para quem quer sair à frente. “O consumidor passou a estar mais conectado e a exigir cada vez mais processos digitais e produtos desenhados de acordo com a necessidade particular de cada grupo, com melhor custo-benefício ”, acrescenta Lima.
Comodidade, flexibilidade e facilidade no atendimento são fatores que o cliente leva em consideração. Para isso, o corretor terá que estar mais capacitado e com ferramentas para checar as necessidades dos clientes, ou seja, ter uma visão 360º.
Essa e outras matérias podem ser conferidas na edição 238, de dezembro de 2021da Revista Cobertura. O conteúdo pode ser acessado na versão digital: https://www.revistacobertura.com.br/revistas/revista-cobertura-238/#1
Veja mais destaques:
# Seguro viagem: Com crescimento de quase 100%, turismo, um dos setores mais atingidos pela pandemia, passa por um processo de retomada com reabertura de fronteiras para brasileiros e traz novo contexto para o seguro viagem.
# Inovação: CQCS Insurtech & Innovation reúne executivos para discutir a atuação das associações para apoiar os corretores e inseri-los cada vez mais nos canais digitais, além da criação das Sociedades Iniciadoras de Serviço de Seguro (SISS), a partir da Resolução CNSP nº 429/2021.
# Estratégias de comercialização: Brazil Health e o Grupo Futuro S/A trazem reflexões importantes para corretores em workshop realizado em São José dos Campos (SP).
# Susep: Alexandre Camillo, novo superintendente da Susep, aborda foco de sua gestão e fala da grande capacidade de crescimento e adaptação do setor, além da contribuição relevante para o PIB do País.
# Entrevista Chubb Brasil: Alinhada com a transformação digital, Chubb Brasil tem como objetivo a ampliação de participação nas pequenas e médias empresas, focando no fornecimento de ferramentas tecnológicas e capacitação.
# Resenha Cobertura: Fabio Leme, com mais de 30 anos de carreira, fala sobre sua nova fase, em que prioriza mais a família, os hobbies e os novos projetos nos quais está envolvido.
# Papo com Broker: Pedro Luiz Nunes Conceição, fundador do Grupo Nunes & Grossi, fala do risco que foi sacrificar uma carreira executiva e fundar, com o apoio da esposa, Rosangela Grossi Conceição e dos filhos, a sua própria corretora, além das estratégias de expansão para 2022.
# TV Cobertura: Helio Opipari Junior comenta sobre o 6° Relatório Aconseg-SP, sobre a ascensão do mercado de assessorias, que terminará 2021 com um volume de prêmios emitidos de mais de R$ 2 bilhões.