Sob o guarda-chuva do Grupo Zurich, empresa quer transformar o conceito do seguro viagem em algo mais permanente, aposta na ampliação por meio do corretor e prevê novidades para 2024
A Universal Assistance inicia uma nova fase com uma série de novidades e o objetivo de incrementar em 30% as operações em 2024 em comparação a 2023.
Uma delas é a mudança da sede, que saiu da região central e foi para a Praça General Gentil Falcão, próximo à avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini. “É um momento importante porque simbolicamente a mudança física do escritório demonstra uma modernização e uma preocupação com qustões sustentáveis e de segurança dos funcionários”, diz o CEO Mauricio Amaral.
Agora sob o guarda-chuva integral do grupo Zurich, a Universal tem mais flexibilidade em termos de soluções e agilidade, principalmente de underwritting, e quer mostrar ao mercado que é mais do que uma empresa voltada para o turismo, conforme o CEO Mauricio Amaral, que está na companhia há cerca de quatro meses.
“Mais de 90% dos nossos negócios vêm do setor de turismo (hotéis, sites de viagens e operadoras). Para fazer a companhia crescer, precisamos alcançar outros canais de distribuição que têm um perfil mais corporativo, por isso a parceria com corretores de seguros e seguradoras, além de redes de varejo e canais bancários”, descreve.
Segundo ele, a empresa vai lançar nos próximos meses uma série de novidades com o objetivo de ter um produto inovador que traga coberturas que vão além da cobertura básica e ofereça mais conveniência. “São produtos que farão com que nossos clientes tenham contato conosco não somente no momento da dor e que possam aproveitar a sua viagem”.
Novidades e canal de vendas
Danilo Godoy, CMO da Universal Assistance, está na empresa com o papel de desenvolver a área de marketing, a venda pelos canais diretos, consolidar a marca da Universal como sendo do Grupo Zurich, além da responsabilidade comercial de alguns canais.
Ele antecipa que algumas das novidades que serão lançadas estão ligadas ao chatGPT. “Vamos antever qualquer tipo de necessidade e vai ser construído através de inteligência artificial e oferecido para o passageiro antes e depois da viagem. É algo bem inovador e faz parte do nosso modelo de negócios que vai pensar de forma muito expandida. Queremos ressignificar o seguro que todos lembram como algo penoso para algo prazeroso”, antecipa.
Mauricio Amaral lembra que os corretores podem trabalhar com o produto viagem. “Vejo o seguro viagem como solução para um corretor menor. É uma solução que dá uma boa renda para ele e de forma fácil. Ele só precisa saber se o cliente vai viajar, pois a necessidade está lá estabelecida”.
O CEO ainda pontua que é um seguro com bom carregamento comercial. Para atender os corretores de menor porte, a empresa estruturou uma mesa de operação que precisam de ajuda técnica. “O corretor mediano terá um account atendendo, além da parceria com as assessorias, que também atendem corretores, e aproveitar o canal em que a Zurich está presente”.
“Também vamos ajudar os corretores de maneira omnichannel. Se eles estiverem com dificuldade para vender, iremos ajudá-lo”, diz o CMO.
A empresa possui uma rede de mais de 1,3 milhão prestadores de serviços. “Um dos grandes diferenciais é o que chamamos de cashless. O nosso segurado não precisa por a mão no bolso para pagar a despesa lá fora. Temos uma rede extensa e que se relaciona bem porque somos rápidos para pagá-los, isso nos fornece uma boa negociação, com bons resultados em termos de sinistralidade”, diz o CEO ao lembrar que mais de 80% dos atendimentos são cashless.
A Universal Assistance é oriunda da Travel Ace, uma das tradicionais empresas de assistência ao viajante.
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