A indústria de seguros é uma das mais importantes da economia brasileira, crescendo constantemente na casa de dois dígitos e, assim, gerando novos empregos e oportunidades.
O interesse pelo setor é motivado por atrativas remunerações, pelos benefícios que ele oferece e pelos valores movimentados.
No acumulado de janeiro a maio deste ano, a arrecadação do mercado supervisionado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) foi de R$ 148,86 bilhões. Isso representa uma alta de 7,9% em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com o relatório Síntese Mensal, divulgado semana passada pela autarquia.
Por onde começar?
Uma das principais atividades do setor é a intermediação de seguros, representada pela profissão de corretor de seguros. Indicada para pessoas empreendedoras, que desejam trabalhar de maneira autônoma ou em uma corretora já ativa, esta carreira é rentável e flexível, possibilitando ganhos exponenciais.
O corretor de seguros é peça-chave na engrenagem que move a indústria de seguros. Atuando como intermediário entre consumidores e seguradoras, ele tem como atribuições avaliar riscos, administrar e gerir contratos, solucionar problemas e recomendar as coberturas mais adequadas aos clientes.
Como se tornar corretor de seguros?
Para ser um profissional apto a atuar no segmento da corretagem de seguros é necessário obter certificado de habilitação para, com ele, dar entrada no registro da categoria junto à Susep. Uma das alternativas para conseguir o certificado é fazer o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros (CHCS), ministrado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS).
Composto pelas etapas de Capitalização, Vida e Previdência, e Demais Ramos, o programa tem aulas on-line ao vivo e duração de sete meses. Após aprovação no curso completo, o aluno estará habilitado para comercializar todos os tipos de seguros, planos de previdência complementar e títulos de capitalização.
Outra opção para se tornar corretor é o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros (EHCS), também realizado pela ENS. Ideal para quem prefere estudar por conta própria, a prova é oferecida em cinco modalidades: Capitalização; Vida e Previdência; Capitalização, Vida e Previdência; Demais Ramos; e Todos os Ramos.
Para auxiliar no estudo dos candidatos a Escola oferece curso preparatório on-line, que contém videoaulas, tutoria de docentes, materiais interativos, e-books e simulados.
Inscrições abertas
Tanto o curso quanto o exame de formação de corretores de seguros encontram-se com inscrições abertas. Em setembro, terão início as aulas das novas turmas do CHCS; já as provas do 75º EHCS serão aplicadas entre 6 e 9 de novembro.
Aproveite essas oportunidades e construa uma carreira bem-sucedida no mercado de seguros!