Levantamento mostra que, em média, o uso de três serviços de manutenção ou reparo no lar durante um ano supera o valor do prêmio do seguro
O trabalho remoto e a integração casa-trabalho parecem ter chegado para ficar. De olho neste cenário, a BB Seguros realizou um levantamento cruzando o gasto médio com diversos serviços de manutenção e reparos, comuns a uma residência dos dias de hoje, e o preço médio do seguro residencial. A descoberta é que, ao realizar, em média, três tipos de serviços desta natureza durante o ano, o morador pode gastar mais do que gastaria com o custo anual do seguro residencial.
“Essa constatação é importante, especialmente neste momento em que as seguradoras têm se esforçado para difundir cada vez mais a chamada cultura de seguros. A ideia de que o seguro é algo que se paga para não ser usado deve ser superada. O seguro residencial da BB Seguros oferece uma série de assistências que compreendem praticamente todas as necessidades de manutenção de uma casa funcional”, afirma Fabio Mourão, superintendente executivo de Marketing e Planejamento Comercial da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.
A lógica é aplicável para diversos tipos de residência. Em uma casa, por exemplo, ao contratar serviços de limpeza de calhas, ralos, sifões e caixas de gordura, além da limpeza dos filtros de um ar-condicionado, o morador gasta, em média, R$ 1.050,00. O plano “Prático” da BB Seguros, que oferece essas e outros 23 tipos de assistências, custa a partir de R$ 332,88.
Gastos corriqueiros com chaveiro, encanador e eletricista, por exemplo, quando somados, têm custo médio de R$ 750,00, o que também tornaria o seguro residencial mais atraente. Em outro cenário, o conserto de uma televisão e de um aparelho de ar-condicionado, somados à instalação ou conversão de um fogão ou cooktop, custam, em média, R$ 900,00, quantia que supera o valor anual do seguro. Os preços médios das assistências foram calculados com base nos valores praticados em São Paulo (SP).
O seguro residencial da BB Seguros oferece três opções de planos: Essencial, Prático e Total. O plano Essencial, assim como os demais, conta com coberturas para incêndio, queda de raio, explosão e fumaça, danos elétricos, danos por fenômenos naturais como ciclone, furacão, vendaval e granizo, danos por água, danos por queda de aeronaves e impactos de veículos terrestres, além de serviços de assistência como chaveiro, eletricista, encanador, desentupimento, cobertura provisória de telhado e limpeza após sinistro.
No plano Prático o cliente conta também com cobertura para quebra de vidros, roubo e furto de bens mediante arrombamento. Já no plano Total, o segurado pode contar com todas as coberturas dos demais planos e também para despesas emergenciais, perda ou pagamento de aluguel e cobertura de responsabilidade civil familiar para danos não intencionais a terceiros, sejam eles materiais ou corporais, como ataque de animais domésticos, queda acidental de um objeto de um apartamento, bola quebrando uma vidraça, entre outros.
Além das coberturas, no plano Total ainda é possível escolher um dos três benefícios adicionais e exclusivos: consultoria de projeto de decoração on-line, fechadura eletrônica ou assistente virtual. Desde dezembro de 2021 também é possível personalizar coberturas, de acordo com a necessidade de cada cliente (exceto as coberturas obrigatórias).