Pesquisa da Chubb: a “corrida das carteiras digitais” se intensifica, à medida que bancos e fintechs na América Latina e no mundo investem em seguros

A sólida demanda dos consumidores está acelerando a adoção de ofertas de seguros digitais em todo o mundo. América Latina e Ásia estão na dianteira. Bancos e fintechs na região estão apostando em seguros integrados: a maioria espera que essas ofertas representem 10% ou mais das receitas em apenas três anos.

Uma nova pesquisa da Chubb, a maior seguradora de propriedade e responsabilidade civil de capital aberto do mundo, revela que a maioria (56%) dos executivos financeiros envolvidos na tomada de decisões de seguros em todo o mundo espera gerar mais de 10% de suas receitas por meio de seguros integrados em um prazo de três anos.

Na América Latina, a expectativa de receita com esse tipo de produto chega a 80% dos executivos consultados pela Chubb. Quarenta e tres porcento deles afirmam que suas organizações já geram mais de 10% das receitas por meio de seguros integrados atualmente, em comparação com apenas 20% dos executivos ao redor do mundo.

Quatro em cada cinco executivos (81%) em todo o mundo afirmam que os seguros digitais integrados em sites e aplicativos estão deixando de ser opcionais para se tornarem uma oferta essencial. Isso estabelece as bases para a aceleração na adoção de produtos de seguros em plataformas de serviços financeiros. Essa tendência é mais acentuada nos mercados emergentes da América Latina e Ásia.

“A Corrida dos Bancos e das Carteiras Digitais – A Estratégia dos Seguros Integrados”, uma pesquisa global que incluiu 2.000 consumidores e 200 executivos financeiros, realizada no segundo trimestre de 2023, mostra a rápida adoção e investimento de bancos e fintechs em seguros integrados para atender à crescente demanda do consumidor. Mais da metade dos consumidores globalmente, e uma parcela ainda maior na região (62%), estão interessados em adquirir mais seguros. Na América Latina, 5 em cada 10 consumidores (48%) acreditam que a forma óbvia de adquirir esse tipo de produto é por meios digitais.

“A competição por conquistar uma maior parcela das carteiras digitais dos consumidores está se intensificando: bancos e fintechs estão avançando com ofertas ampliadas de produtos de seguros para aprofundar o relacionamento com os clientes, impulsionar o crescimento e reduzir as brechas de proteção”, disse Sean Ringsted, Chief Digital Business Officer da Chubb. “O seguro digital já é amplamente popular entre os consumidores em todo o mundo. Os provedores de serviços financeiros estão construindo confiança e lealdade, ao mesmo tempo em que abrem novas vias de crescimento, oferecendo aos clientes opções de proteção de seguro simples, relevantes e acessíveis, integradas à jornada digital do cliente. Como se destaca no estudo, isso é um fenômeno global, com empresas na América Latina e Ásia investindo significativamente nessas capacidades de seguros digitais. Os bancos e fintechs na América do Norte também estão na corrida, mas ainda não estão no mesmo ritmo de suas contrapartes em outras regiões”, afirmou Ringsted.

Aumento na Demanda do Consumidor, Liderado por Mercados Emergentes

De acordo com a pesquisa da Chubb, os consumidores estão respondendo a um panorama de aumento de exposição a riscos com uma demanda crescente por seguros. Globalmente, 56% dos consumidores acreditam que estão subsegurados ou que suas coberturas não são suficientes. Esses números são mais destacados em certos mercados: 62% dos consumidores na América Latina e 60% na Ásia têm interesse em adquirir mais seguros que protejam não apenas os seus “bens”, mas também seu estilo de vida.

Oportunidade para Empresas Tradicionais

Bancos e seguradoras tradicionais têm uma oportunidade única para aproveitar essas tendências, especialmente em mercados desenvolvidos, ao mesmo tempo em que estruturam as ofertas de seguros em conformidade com as leis e regulamentações de seguros aplicáveis. Globalmente, quase 60% expressaram um alto nível de confiança ao adquirir seguros de bancos tradicionais, enquanto 58% disseram o mesmo para seguradoras estabelecidas. Isso se compara a 45% que expressaram alto nível de confiança em seguradoras exclusivamente digitais e 31% em bancos exclusivamente digitais. Cinquenta e cinco porcento dos executivos financeiros concordam que seguradoras estabelecidas têm vantagem sobre as insurtechs nativas digitais em razão da confiança dos consumidores.

Na América Latina, a confiança é de quase 80%.

“Os mercados da América Latina e Ásia mostram uma enorme oportunidade de crescimento para bancos e fintechs com seguros integrados”, disse Gabriel Lazaro, Head de Digital da Chubb Overseas General Insurance. “Os consumidores veem os bancos e seguradoras tradicionais como referências nesse espaço. Como resultado, vimos nossa rede de parceiros de distribuição digital ao redor do mundo continuar a se expandir. A demanda global do consumidor por seguros integrados é enorme e acreditamos que a próxima fase de expansão ocorrerá em regiões desenvolvidas e instituições financeiras tradicionais.”

“Os resultados da pesquisa confirmam o que temos ouvido de nossos parceiros de seguros integrados em toda a América Latina”, afirmou Rodrigo Valiente, Vice-Presidente Digital da Chubb na América Latina. “Apesar do aumento das receitas geradas pelos seguros integrados, nossos parceiros na região estão focados na experiência de seus clientes, garantindo que a oferta de seguros digitais seja uma solução natural e fluida que não os desvie de sua jornada.”

Para obter mais informações sobre a pesquisa e o foco da Chubb em seguros digitais usando sua plataforma de tecnologia de integração, Chubb Studio, visite https://www.chubb.com/br-pt/partnership/a-corrida-dos-bancos-e-das-carteiras-digitais-a-estrategia-dos-seguros-integrados.html

Metodologia da Pesquisa

Os resultados apresentados são baseados em uma pesquisa conduzida pela iResearch Services, um fornecedor global lider em dados de consumidores e executivos em primeira mão. A pesquisa online foi realizada durante o segundo trimestre de 2023, e os resultados são baseados em questionários respondidos por 2.000 consumidores e 200 executivos financeiros globalmente.

Os entrevistados representaram todas as faixas etárias, níveis de educação e status profissional. Os consumidores foram distribuídos igualmente entre quatro regiões: América do Norte (500), América Latina (500), Ásia-Pacífico (500) e Europa (500).

Os executivos financeiros representaram organizações bancárias tradicionais (52%) e fintechs (48%), também divididos igualmente entre quatro regiões: América do Norte (50), América Latina (50), Ásia-Pacífico (50) e Europa (50). A maioria das fintechs (84%) tinha receitas entre 10 milhões e 500 milhões de dólares; a maioria das organizações bancárias tradicionais (89%) tinha ativos sob gestão (AUM, pela sigla em ingles) de pelo menos 1 bilhão de dólares. Todos os executivos entrevistados participam das decisões sobre produtos de seguros, incluindo seguros integrados.

Tanto para consumidores quanto para executivos financeiros, as regiões incluíram os seguintes países: América do Norte: EUA e Canadá; América Latina: Brasil, México e Chile; Ásia-Pacífico: Coreia do Sul, Singapura, Tailândia, Filipinas e Vietnã; Europa: Reino Unido, França e Espanha.

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