Empresas devem fortalecer ainda mais a proteção aos riscos
Os preços dos seguros comerciais na América Latina aumentaram 8% no segundo trimestre de 2023, o mesmo índice verificado no primeiro trimestre. Globalmente, o aumento foi de 3%, de acordo com o Índice Global do Mercado de Seguros da Marsh, líder global de consultoria de riscos e corretagem de seguros e um dos negócios da Marsh McLennan. Segundo a empresa, o segundo trimestre de 2023 marca o vigésimo terceiro trimestre consecutivo de aumento nos preços.
Tendências na América Latina:
• O preço do seguro de danos materiais aumentou 7%. No trimestre anterior, o índice foi de 8%; o 19º trimestre consecutivo de aumento.
• A cobertura de greves, motins e comoções civis (SRCC) continuou a ser um desafio devido à incerteza política na região, especialmente no Chile e Colômbia.
• Os preços dos seguros de responsabilidade civil aumentaram 12% no trimestre, em comparação a 10% verificados no trimestre anterior.
• O seguro de responsabilidade civil para o setor automobilístico registrou os maiores aumentos em toda a região, especialmente no México, impulsionado por sinistros, inflação e custos laborais.
• O preço dos seguros de linhas financeiras e profissionais manteve-se estável, face ao aumento de 1% no trimestre anterior.
• Os preços dos seguros cibernéticos aumentaram 12% em comparação a 15% no trimestre passado.
• A procura por seguros cibernéticos na região provocou um aumento na capacidade para coberturas desses riscos.
• As seguradoras começam a oferecer cobertura aprimorada para lidar com riscos cibernéticos emergentes, incluindo ataques de ransomware e violações de dados.
De acordo com Ernesto Díaz, Líder de Placement da Marsh na América Latina, não há dúvida de que a moderação de preços em seguros cibernéticos e D&O (responsabilidade civil de administradores) é um efeito muito positivo para nossos clientes, porém os aumentos contínuos no mercado de ativos físicos, especificamente para riscos catastróficos, continuam sendo uma área de preocupação e foco para nós.
“Estamos trabalhando com nossos clientes para explorar uma ampla gama de opções que os ajudarão a enfrentar os desafios que se nos cercam em meio à contínua incerteza econômica, inflacionária e geopolítica, e alcançar os melhores resultados no mercado de seguros”, diz.