Treinamento foi ministrado pelo IBGC e atende recomendação da Controladoria-Geral da União
Executivos do ecossistema Wiz Co (WIZS3) participaram, entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, de um curso online sobre as melhores práticas de governança e compliance para alta administração, ministrado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Ao todo, 79 executivos do Conglomerado participaram do treinamento, que abordou temas como: “Papel e responsabilidades dos agentes da Governança, como sócios e Conselho de Administração”; “Gestão e órgão de fiscalização e controle”; “Controles internos e auditoria externa”; “Responsabilidade legal”; “ESG e o futuro da Governança”.
O curso vai ao encontro das melhores práticas de governança corporativa adotadas pelas empresas listadas no Novo Mercado da B3, assim como as orientações do Programa de Integridade previsto no novo Decreto Federal (nº 11.129/2022), que regulamenta a legislação anticorrupção brasileira (nº 12.846/2013), que recomenda a adoção de treinamentos periódicos que assegurem conhecimento, disseminação e cumprimento das práticas relacionadas ao combate à corrupção, lavagem de dinheiro e demais políticas relacionadas.
Além disso, é necessário que membros da alta administração do Conglomerado estejam envolvidos nas atividades relacionadas ao sistema de gestão anticorrupção e de decisões críticas a respeito da prevenção e mitigação de riscos de compliance. Portanto, também foi pauta do treinamento o reforço de que as atribuições dos gestores vão além da responsabilidade de aprovar as políticas e acompanhar a execução do programa de integridade, mas também de fortalecer a cultura de compliance no Conglomerado.
“O curso é mais uma iniciativa da série de ações implementadas ao longo do ano para fortalecer a cultura de Governança e Compliance do nosso ecossistema. Nós temos o compromisso de garantir a condução ética e a gestão responsável dos negócios, de forma clara e transparente”, afirma o diretor Financeiro, Jurídico e de Compliance Wiz Co, Marcus Oliveira.
O treinamento foi realizado por instrutores especializados do mercado. Dentre eles Antonio Edson Maciel dos Santos, que possui mais de 24 anos de experiência em Auditoria Interna, Controle Interno, Gestão de Riscos e Compliance em multinacionais, e é membro do Comitê de Auditoria Estatutário de diversos segmentos, além de Conselheiro Fiscal; e Marilza Benevides, que atuou por mais de 25 anos em grandes empresas multinacionais, sendo 19 no Grupo Pepsico, onde integrou o conselho diretivo da empresa, como diretora Jurídica e de Compliance.