Campanha na Semana Nacional do Trânsito contará com ação presencial, conteúdo nas redes sociais e exposição virtual
Com mais de 30 anos de investimento em torno da formação do cidadão e da segurança viária, a Fundación MAPFRE lança, pelo segundo ano consecutivo, a campanha “Grau na Segurança” durante a Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesta edição, o tema da segurança viária aparece inserido em um contexto maior: dar fortalecimento, visibilidade e cuidado a esses profissionais. A Fundación MAPFRE segue direcionando a iniciativa para chamar a atenção para a segurança dos motofretistas, motoboys e ciclistas entregadores autônomos e de aplicativos.
Para isso, a principal ativação da campanha será o evento “Pit Stop Grau na Segurança” no dia 24/09, em um ponto na Avenida Paulista, todo dedicado a receber estes profissionais e proporcionar um momento de bem-estar e atenção às suas necessidades, como descanso, alimentação, checagem rápida de saúde, checklist de pequenos reparos nas motos e bicicletas, dentre outras ações gratuitas. Além da ativação presencial, a partir do dia 15 de setembro, a campanha estará ativa na página do Instagram da Fundación MAPFRE – (@fundacionmapfrebrasil) -, com publicações especiais para a “Grau na Segurança”.
“O ‘Pitstop Grau Na Segurança’ foi idealizado pela Fundación MAPFRE visando trazer mais visibilidade aos entregadores, e também fortalecê-los quanto às suas demandas. Um evento aberto durante todo o dia para proporcionar bem-estar, compartilhamento de boas práticas e assistência para seus instrumentos de trabalho. A iniciativa, que ocorre durante a Semana Nacional do Trânsito, é parte das nossas ações que objetivam colaborar por um trânsito mais seguro. ” – Fátima Lima” — representante da Fundación MAPFRE no Brasil
Atenta às questões de mobilidade e segurança viária dessa categoria há alguns anos, a Fundación MAPFRE organizou dois levantamentos com foco no setor, como a Pesquisa Segurança Viária e Ciclologística e o Relatório de Motociclistas na Cidade de São Paulo, ambas disponíveis no site da Fundación MAPFRE. Os materiais trazem dados que ajudam a compreender as vulnerabilidades e a realidade desses profissionais nas grandes cidades brasileiras.
Mais de 80% dos motociclistas não possuem nenhum seguro pessoal em caso de sinistro, aumentando a vulnerabilidade desses motoristas que, por vezes, passam mais de 5 horas em trânsito, segundo o Relatório Motociclistas na Cidade de São Paulo organizado pela Fundación MAPFRE em 2019. Em geral, as sedes e bases das empresas e coletivos para os quais prestam serviço são os únicos pontos de apoio para manutenção e armazenamento das bicicletas, alimentação, uso de banheiro, recarga de celular e interação social entre os funcionários – dado que chama a atenção para a necessidade de espaços para o descanso e cuidado destes profissionais. Quase todos os entrevistados, 99% dos motociclistas, já caíram de moto e todos apontam mudança de comportamento após presenciar ou se envolver em sinistros.
A Campanha
A campanha “Grau na Segurança” estará presente na forma de uma ativação presencial, com conteúdos dedicados ao tema nas redes sociais da Fundación MAPFRE, e também com estratégia de mídia concentrada na cidade de São Paulo, local onde ocorre o evento “Pit Stop Grau na Segurança”. A mídia será direcionada para o público dos entregadores e para grupos engajados com causas sociais, por estarem sensibilizados para o tema.
Grande momento da campanha deste ano, no dia 24 de setembro, a partir das 12h, na Av Paulista nº 1373, o evento “Pit Stop Grau na Segurança” estará aberto a todos os profissionais motofretistas, motoboys e ciclistas entregadores para um momento de autocuidado, bem-estar e descanso. No espaço, serão oferecidos serviços gratuitos que vão se concentrar no cuidado com o equipamento – moto ou bike – e atenção ao entregador. Espaço para massagem rápida, lounge para descanso e troca de experiências entre os profissionais, banheiros, wi-fi, área para carregar a bateria do celular, food truck, espaço saúde para aferição de pressão arterial, teste oftalmológico e estação para diagnóstico de pequenos reparos nas motos e bicicletas. O espaço ainda vai contar com a animação de uma DJ ao longo de todo o dia. Para marcar o momento, e dar ainda mais visibilidade a esses profissionais, o evento contará com o espaço #OlhaPraNoiz, reservado para produzir fotos no estilo retrato e coletar frases-depoimentos dos entregadores e que, após a ativação, vão compor uma exposição virtual disponível no site da Fundación MAPFRE.
Nas redes sociais, a campanha inicia antes, no dia 15 de setembro, com uma série de 10 posts no Instagram da Fundación MAPFRE. Os conteúdos, que serão publicados no feed, estarão divididos em 4 editorias: “A vida de quem vive no corre” – que vai apresentar histórias de quem vive no “no corre” com a participação de nomes influentes da categoria como Gringo Motoka, que também terá um momento de fala no evento do dia 24/09; “Grau na Segurança” – editoria que vai trazer dicas de segurança com dados relevantes; “Entregadores gente como a gente” – com publicações sobre pequenas atitudes que todos podem desempenhar para ajudar um entregador no dia a dia de trabalho; e “Eles entregam tudo” – editoria que vai divulgar momentos marcantes do evento Pit Stop Grau na Segurança.