Primeiros doze meses da nova diretoria foram marcados por várias ações e aumento de 90% no número de operadoras associadas
O mês de outubro é destacado por datas comemorativas para a Odontologia, em especial o Dia do Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorados no dia 25, e para Roberto Cury, presidente da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (SINOG), o mês marca também seu primeiro ano de gestão à frente da principal entidade nacional que representa as operadoras de planos odontológicos. São 12 meses de muito trabalho, desafios, conquistas e crescimento. Mesmo 2020 sendo um ano marcado pela pandemia, que também deixou seus reflexos na Saúde Suplementar, o mercado de planos odontológicos começou o ano de 2021 aquecido, mantendo sua trajetória de crescimento contínuo nos últimos vinte anos.
O primeiro ano de gestão de Roberto Cury foi assinalado por importantes conquistas.
“Observando somente as pessoas que utilizam planos odontológicos, houve considerável crescimento em 2020, mesmo no auge da pandemia, e chegamos ao aumento de 10.1% de junho de 2020 a junho de 2021, segundo a publicação Cenário Saúde. As pessoas têm buscado a saúde bucal como forma de qualidade de vida, saúde integral e autoestima. Fruto de um processo de conscientização por meio de campanhas e informações confiáveis”, comenta Cury.
Um dado importante é o crescimento do segmento de planos odontológicos: desde o início da nova gestão em setembro de 2020, o número de operadoras quase dobrou e a SINOG conta hoje com 40 empresas associadas, somando 73% de representação no mercado em número de beneficiários. Atualmente, mais de 28,5 milhões de brasileiros são atendidos por operadoras exclusivamente odontológicas e, segundo pesquisa encomendada pelo IESS ao Vox Populi em 2021, o nível de satisfação do beneficiário é de 83%. “Queremos consolidar os planos odontológicos como principais agentes da democratização do acesso à saúde bucal e entendemos que ao amplificar o alcance da SINOG enquanto Associação nos colocamos nesta trajetória”, afirma Roberto Cury.
Entre as campanhas lideradas pela SINOG nesta gestão, destaca-se o movimento “Julho Neon”, em prol da democratização do acesso à saúde bucal da população brasileira. O movimento que realizou várias ações pelo Brasil no mês de julho, tem como objetivo ampliar o acesso a saúde bucal de qualidade, conscientizando sua importância por meio de parcerias para levar saúde às comunidades menos favorecidas do país. A campanha teve repercussão nacional e buscou também valorizar o papel dos dentistas, os protagonistas no cuidado do sorriso da população brasileira. Inclusive é aguardado com grande expectativa a aprovação, nos próximos meses, do Projeto de Lei 2.563/2021, que institui julho como mês da conscientização da saúde bucal no Brasil.
Outra frente de iniciativa desta gestão, é o trabalho que vem sendo exercido junto a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) com o objetivo de solicitar a revisão na atual regulamentação com a devida avaliação do impacto regulatório para o segmento de planos odontológicos. Como conquista já se tem a sinalização da ANS que, a partir de agora, as decisões serão tomadas levando-se em consideração os impactos nos planos de saúde e odontológicos, de maneira separada.
Certamente, o trabalho da SINOG em solicitar essa revisão na regulamentação foi essencial para a decisão da Agência.