- “Economia Comportamental” será o tema da live que marca o encerramento da trilha;
- 40 mil jovens de periferia puderam acompanhar o conteúdo disponibilizado
A trilha de educação financeira criada com a parceria entre a BB Seguros e o aplicativo New School, voltado à educação de jovens das periferias, está chegando à sua última etapa com uma live especial sobre “Economia Comportamental”. A economista Flávia Ávila, fundadora da consultoria InBehavior Lab, será a convidada para a conversa, que acontece dia 7 de março, às 19h, e pode ser assistida no Instagram do app. Flávia é economista comportamental com mais de 15 anos de experiência em estudos sobre comportamento financeiro individual e de grupo.
Nos últimos meses, BB Seguros e New School desenvolveram juntos conteúdos exclusivos abordando sete tópicos sobre educação financeira. A trilha utilizou uma abordagem prática e informal, característica do app New School, que tem o intuito de preparar os jovens para o mercado de trabalho e ajuda-los a fazer uma melhor gestão de recursos próprios e de suas famílias.
“Esta tem sido uma jornada altamente satisfatória para nós: levamos a pauta da educação financeira a um público que nem sempre consegue manter seu poder de compra e capacidade de preservação de patrimônio intactos”, afirma Fabio Mourão, Superintendente Comercial e de Marketing da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “Disponibilizar esses conceitos às pessoas durante sua juventude visa a conscientiza-las de que saber administrar o próprio dinheiro é tão crucial quanto outros aspectos da vida, e que pequenas atitudes do cotidiano podem exercer um papel decisivo na estabilidade financeira de longo prazo”, complementa o executivo.
Além da linguagem prática e informal, o app New School oferece uma experiência gamificada de aprendizado. Dentro da plataforma é possível adquirir ou acumular uma moeda, chamada de “noz”, que pode ser trocada pelos usuários por prêmios disponíveis em um marketplace. A forma mais simples de acumular as “nozes” é respondendo questionários referentes às aulas assistidas, portanto, além de aprender, o usuário tem a chance de colocar os ensinamentos em prática a partir do gerenciamento de recursos dentro do app e, ainda, ser recompensado pelo seu desempenho.
Sucesso muito além dos números
Com os sete módulos da trilha de Educação Financeira da BB Seguros disponíveis, o New School registrou cerca de 40 mil alunos ativos no app. Desde o lançamento da trilha, o maior pico de acessos simultâneos às aulas teve 1.525 alunos. Até o início de fevereiro, 938.154 “nozes” foram distribuídas ao longo da trilha de aprendizado, sendo que o valor de cada “noz” varia conforme o produto a ser adquirido no marketplace. Como exemplo, um produto de R$ 3.000,00 custa 35.000 nozes aos usuários, portanto, cada moeda equivale a R$ 11,66 neste caso.
Além dos números, outro indicativo da assertividade do conteúdo da trilha é a influência exercida nos alunos em relação à sua forma de pensar financeiramente. “O conteúdo passado foi muito bom pra mim. Nós, que somos de favela, normalmente aprendemos a trabalhar, mas não aprendemos a cuidar do nosso dinheiro. Isso se torna um ciclo vicioso, pois você ganha seu salário, paga suas contas, gasta tudo, faz novas dívidas e não sai nunca do “modo sobrevivência”. Isso te afasta dos seus objetivos, te atrapalha a realizar seus sonhos”, comenta João Ferreira, aluno da trilha. “Se você não tem estabilidade financeira, você sequer consegue pensar, não fica em paz nunca. Uma das coisas mais importantes pra mim, e que já coloquei em prática, foi a criação de um fundo de emergência”, complementa o jovem.
Embora a trilha seja relacionada às finanças pessoais, destaca-se também o desenvolvimento humano trazido pelo conteúdo, como destaca o aluno Daniel Alves: “fico muito feliz que a tecnologia consiga dar aos jovens de periferia o acesso a um conteúdo como esse. São informações que fazem total diferença tanto na carreira profissional, quanto no seu desenvolvimento como pessoa”. Ele ressalta como um dos trunfos da iniciativa a democratização de acesso aos conteúdos, que são gratuitos, e também a dinâmica do app, que distribui prêmios conforme os alunos evoluem na trilha. “Isso era algo impensável dez anos atrás”, reflete Alves.
Criado pelo empreendedor social João Paulo Malara, conhecido como Jotapê, o app New School se define como uma startup social de educação, que cria experiências de aprendizagem lúdica e prática para jovens das periferias de todo o Brasil. Dos 40 mil usuários ativos do app, quase 60% deles são jovens de 14 a 24 anos, moradores de regiões periféricas.
“Abordarmos os temas de educação financeira e seguros no New School é algo de extrema importância. São assuntos do cotidiano da população, mas que, no entanto, não há uma educação de base voltada para isso. Nós conseguimos trazer esses assuntos para uma linguagem acessível e utilizamos exemplos reais do dia a dia, o que vai ajudar muitos jovens a tomar decisões financeiras cada vez melhores”, comenta Jotapê Malara.
“Tivemos a liberdade de escolher os temas das aulas juntamente com a BB Seguros e privilegiamos os que eram mais próximos da realidade do público do New School. De quebra, conseguimos também transmitir como o seguro pode funcionar ao nosso favor, como ferramenta de gestão dos nossos recursos”, finaliza o criador do app.