Companhia reúne especialistas do mercado para avaliar política interna
Empresa comprometida globalmente com as questões sustentáveis, a Seguradora Zurich promoveu, na última semana, a primeira edição do seu Fórum Consultivo de Sustentabilidade. O objetivo do encontro, que reuniu especialistas do mercado e a alta liderança da companhia, é ter uma visão crítica e receber sugestões para o avanço da empresa no tema.
O fórum teve como meta discutir assuntos como sustentabilidade corporativa, economia circular, consumo sustentável e eletrificação de veículos, e contou com a participação de convidados externos que são especialistas no assunto: Carlos Alberto Nomoto, membro do comitê ESG da Zurich; Davi Bertoncello, CEO e co-fundador da Tupinambá e embaixador da e-Mobilidade; Denise Hills, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e ex-diretora de sustentabilidade da Natura; e Hélio Mattar, presidente do Conselho do Instituto Akatu.
“É muito importante ter um conselho consultivo para incorporar o olhar de outros stakeholders. Parabenizo a Zurich pelo desejo genuíno em ser um agente de mobilização em torno de práticas mais sustentáveis e modelos de negócios resilientes, que podem resolver dilemas gerados pelos novos desafios que enfrentamos no mundo”, destacou Denise.
Para Davi Bertoncello, o encontro mostra a preocupação da companhia em incorporar elementos externos às suas iniciativas. “Isso mostra um olhar da sustentabilidade de dentro para fora. É algo que a situação atual pede”, afirmou.
Hélio Mattar disse ter ficado muito satisfeito. “Gostei do fato de a Zurich mostrar um desejo forte de articular vários stakeholders na construção de novas soluções de sustentabilidade. Isso é muito corajoso e pode ter um retorno extraordinário”, analisa.
Nathalia Abreu, Gerente de Sustentabilidade da Zurich, explica que diante da evolução das soluções desenvolvidas pela companhia, o encontro deve acontecer semestralmente. O fórum será constituído por 16 pessoas sendo 1 consultor, 3 convidados externos, 4 convidados internos e 8 representantes da Zurich.
“Queremos mostrar o que a Zurich já faz e ouvir os especialistas para receber críticas e sugestões. Desde 2019, a Zurich vem aperfeiçoando sua governança de sustentabilidade e o fórum é mais um passo nesse sentido”, diz Nathalia Abreu, Gerente de Sustentabilidade e Inovação da Zurich.
No Brasil, a seguradora conta com seis grupos de trabalho dedicados a pensar as questões ASG em várias frentes, como mercado, operações, colaboradores, responsabilidade social, subscrição e riscos, todos suportados pelo mais alto escalão da companhia.
“A Zurich quer ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto no mundo. Por isso, estamos empenhados em liderar o setor de seguros nessa transformação, promovendo ações concretas que agreguem valor aos nossos stakeholders e que sejam efetivas no contexto das mudanças climáticas. Afinal, elas são o principal risco que enfrentaremos a médio e longo prazo a nível global, como aponta o Global Risks Report 2023 ”, Finaliza Nathalia.