Liderado pelo BV, além de incorporar um portfólio relevante de serviços financeiros para o ecossistema da Darwin Seguros, o aporte possibilita que o banco ofereça soluções inovadoras no mercado de seguros automotivos
A Darwin Seguros, insurtech que utilizará tecnologia, dados e inteligência artificial para oferecer um ecossistema completo de produtos de seguros e financeiros, após levantar R$ 11 milhões em uma rodada no ano passado, acaba de concluir uma nova rodada (Pre-Series A), de R$ 43 milhões, liderada pelo braço de Corporate Venture Capital do banco BV e que contou também com investidores da rodada seed, como a Invisto Capital e os irmãos Heilberg, sócios-fundadores da HIX Capital, quanto novos investidores como, por exemplo, Álvaro Augusto Vidigal, fundador e CEO da Singulare.
“Esse novo aporte nos dá um runway importante, além de permitir investir ainda mais em nossa tecnologia, experiência do cliente e atração de talentos. A conversa com o BV começou como uma parceria de distribuição de seguros e rapidamente evoluiu para o investimento, prova de que o mercado está carente por inovação. Com o BV, a Darwin Seguros ganha acesso a uma base de 4,7 milhões de cliente ativos, uma das maiores Corretoras do país, mais de 20 mil lojistas e muito know-how no setor”, explica Carlos Alberto Souza Barros, co-fundador da Darwin Seguros.
A parceria alia a expertise do banco BV no setor de veículos com o mercado de seguros, que conta com um grande potencial de crescimento. “O banco BV sempre teve protagonismo no mercado de financiamento de carros. Nossa ambição é fornecer aos nossos clientes soluções completas relacionadas ao ecossistema automotivo. A Darwin se encaixa perfeitamente nisso, pois além de trazer soluções bastante inovadoras para o mercado de seguro automotivo, tem, assim como o BV, uma cultura centrada no cliente e em processos 100% digitais” afirma Daniel Monteiro, diretor de Seguros do banco BV.
A Darwin Seguros fará sua estreia em agosto com um produto completo de seguro de automóvel. A jornada será 100% digital, desde a cotação até o pagamento da indenização. A startup não acredita no sistema padrão de “preço médio” usado pelo mercado, e promete precificar o seguro pelo risco gerado pelo motorista.
O cliente fará o download do aplicativo da Darwin no seu aparelho, o que permitirá a startup coletar dados sobre seu perfil de dirigibilidade e estilo de vida, componentes importantes do Darwin Score. Além disso, desde sua fundação, a Darwin Seguros possui uma vertical de distribuição por canais de terceiros bastante relevante, estratégia que está bastante alinhada com o investimento do BV na Darwin.
“Nossa plataforma vem sendo construída para ser totalmente digital e customizada para todos os canais que iremos atender – sejam as pessoas físicas diretamente, sejam os canais de terceiros. Após a consolidação do nosso produto de seguro auto completo que atenda, de fato, às necessidades do mercado brasileiro, partiremos para os nossos planos de expansão do portfólio de produtos, incluindo outros ramos de seguros como, por exemplo, o seguro residencial e seguro celular, além da oferta de produtos financeiros que tenham sinergia com os nossos dados e nossa carteira de clientes, como o crédito para pessoa física. Queremos ser o melhor e mais completo ecossistema de produtos financeiros nos próximos 5 anos”, comenta Firmino Freitas, co-fundador da Darwin Seguros.
A Darwin Seguros foi a primeira aprovada para se tornar seguradora digital pela segunda edição do sandbox regulatório da Susep. “O sandbox regulatório foi transformacional para o mercado de seguros, assim como foi fundamental para o nascimento da Darwin Seguros. Com as nossas parcerias de distribuição, resseguros e outras parcerias comerciais, planejamos iniciar o pedido de licença definitiva até o final de 2023”, completa Freitas.