Soluções personalizadas, combinação otimizada entre preço e produto e resolução de obstáculos são algumas das vantagens que a IA pode oferecer ao setor de proteção integrada
A tecnologia de inteligências artificiais tem revolucionado diversas empresas no mundo inteiro, e as insurtechs não são exceção. Através da inovação digital, as companhias de proteção integrada estão desempenhando um papel fundamental na reinvenção do setor de seguros, proporcionando às empresas parceiras as ferramentas necessárias para desbloquear novas fontes de lucro e acessar a áreas de consumo inexploradas.
Segundo José Vega, diretor de seguros na América Latina da Cover Genius – insurtech especializada em proteção integrada – “agora mais do que nunca é crucial entender o papel dos seguros integrados na criação de uma rede de distribuição efetiva, já que essa rede deve se expandir para outras linhas além do varejo e viagem.”
Confira três benefícios que as inteligência artificiais podem proporcionar às empresas insurtech:
Combinação ideal entre preço e produto:
Tecnologias como o processamento de linguagem natural (PLN) e softwares de inteligência artificial permitem que os dados sejam analisados em tempo real, possibilitando a oferta de produtos relevantes pelo preço certo aos clientes de e-commerces. Por exemplo, a Cover Genius fez parceria com a Zip – empresa de BNPL (serviço de Buy Now Pay Later que permite o parcelamento das compras em países como Estados Unidos, Austrália e Grã-Bretanha) – para oferecer aos seus clientes o “Protection Pocket”, tecnologia que integra ofertas de aquisição de serviços de proteção no processo de checkout. Essa solução utiliza a ferramenta de processamento de linguagem natural para identificar itens relevantes no carrinho de compras de um cliente para, assim, combiná-los com categorias específicas de produtos e criar uma apólice otimizada por meio de uma API. A utilização da IA e de outras tecnologias como a análise de dados gera uma combinação ideal de preço e produto em tempo real, proporcionando uma experiência personalizada.
Resolução de obstáculos.
Restrições geográficas, apólices que não oferecem cobertura relevante, jargões confusos de setores específicos e ineficiência no processamento de sinistros são obstáculos comuns enfrentados pelas seguradoras tradicionais. É por isso que tem se tornado cada vez mais essencial trabalhar com uma insurtech que possua as licenças e/ou autorizações necessárias para oferecer proteção em escala global e que tenha o domínio de novas tecnologias, assim proporcionando aos clientes uma experiência ideal. Dados coletados pela Cover Genius, em colaboração com um parceiro fintech que conduziu uma série de experimentos, mostram que a opção de adicionar proteção na finalização de uma compra gerou um aumento nas taxas de conversão de compras em 8%. O “efeito de proteção” aumenta a confiança e a disposição do cliente para fazer compras maiores.
Soluções personalizadas.
A proteção padronizada adotada pelas seguradoras tradicionais é uma abordagem defasada e pode criar sérios problemas, já que não existem dois clientes iguais. Por exemplo: um cliente que reservou um voo de longa distância na primeira classe tem necessidades de cancelamento muito diferentes de alguém que reservou um voo de custo mais baixo para uma viagem de fim de semana. Ao trabalhar com uma insurtech que incorpora o uso de tecnologias avançadas e inteligência artificial, os e-commerces deixam de correr os riscos causados pelas soluções de proteção ultrapassadas das seguradoras tradicionais e passam a co-criar soluções personalizadas que se adaptam à era digital.