Uma parceria que começou com a aquisição de duas operações da SulAmérica
No final de 2021, a Allianz Seguros anunciou Karine Barros como a nova diretora-executiva Comercial. Nesta entrevista exclusiva à Revista Aconseg-SP, a executiva conta quando começou a parceria com as assessorias, as ferramentas disponibilizadas para este canal de distribuição e sobre a campanha de vendas AlliadoZ 2022, para corretores e assessorias.
“Com a aquisição das operações de Auto e Massificados da SulAmérica, a Allianz passou a comercializar por meio das assessorias. Esse foi um dos atrativos do modelo de negócio fechado, pois a Allianz viu a oportunidade de agregar à sua operação uma equipe experiente em atender o canal”, afirma.
Esta parceria já tem quase dois anos e a companhia trabalha muito no desenvolvimento de sua oferta, considerando as necessidades do canal e estreitando o relacionamento com as assessorias.
No total, são 62 assessorias parceiras, com 13 mil corretores. Só em São Paulo são 25 assessorias e mais de 6,2 mil corretores. “As assessorias são parceiras estratégicas e de importante relevância para garantir a capilaridade do atendimento comercial a milhares de corretores”, acrescenta.
Produção
Karine informa que, atualmente, as assessorias possuem seus volumes de negócios concentrados nos ramos de Automóvel, Condomínio, Empresarial, Residência e Vida Individual. “Nas praças onde comercializamos o produto Saúde – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – há uma oportunidade de intensificação de vendas no ramo, alinhada ao plano estratégico de expansão da companhia”.
A diversificação é um dos pilares trabalhados pela Allianz com as assessorias, que já vêm desenvolvendo seus trabalhos nesse sentido.
Suporte
Todas as regionais da Allianz têm equipes dedicadas ao atendimento de assessorias. “Em algumas praças, onde o número é maior, como São Paulo e Rio de Janeiro, temos inclusive gerentes dedicados. Nas demais, há accounts especializados que concentram o relacionamento com as assessorias, para garantir que suas necessidades estejam sempre representadas”.
Ela acrescenta que por se tratar de um canal estratégico, é importante deixar claro que o atendimento é visto como um diferencial. “Por esta razão, as assessorias recebem o mesmo apoio e suporte comercial das corretoras e demais parceiros que atuam conosco”.
Ferramentas
Todas as assessorias e corretores possuem acesso ao portal Allianz e venda de seus produtos digitais, bem como a ferramenta Conectividade, um módulo que gera relatórios de gestão da operação do corretor no dia a dia. “O corretor pode personalizar os relatórios de acordo com a sua necessidade. Além disso, nossa equipe de Gestão Comercial fornece materiais periódicos sobre a evolução e governança das operações neste canal”, explica.
AlliadoZ 2022
Para os corretores e assessorias, a companhia lançou recentemente a campanha de vendas de 2022, a AlliadoZ 2022, com oportunidades de premiação ampliadas e priorizando a diversificação. “Em cada semestre, 150 parceiros serão contemplados com vouchers de R$ 2,5 mil que poderão ser trocados por produtos, serviços, cursos e experiências nas principais plataformas de e-commerce e marcas. Além disso, os 50 melhores corretores do ranking ganharão uma viagem exclusiva para a Espanha (Madri e Sevilha) com direito a levar acompanhante”, explica a executiva.
Finalizando, ela deixa uma mensagem aos corretores das assessorias. “A Allianz tem nos corretores o seu principal ativo e busca sempre prover as melhores soluções, que agreguem proposta de valor à nossa relação. Temos investido em intensificar cada vez mais nossas ações de capacitação e fluência em nosso portfólio de produtos e serviços, para que estes corretores se sintam cada vez mais confortáveis com a nossa oferta. As assessorias são alavancas fundamentais no movimento estratégico de capilaridade da Allianz e seguiremos investindo neste canal”.corretores
Conteúdo da edição de janeiro/fevereiro/março (número 57) da Revista Aconseg-SP