Novo cenário do seguro auto

Maior concorrência, inovações tecnológicas, redução de custo do seguro com novas soluções, precificação cada vez mais sob medida, produtos mais acessíveis e personalizados são alguns desafios do ramo Auto

O seguro de automóvel é uma das proteções securitárias mais procuradas por brasileiros, mas, ainda assim, estima-se que 70% dos carros que circulam no País não têm seguro.

Vale destacar que a modalidade é um dos principais produtos oferecidos por corretores e assessorias nas regiões Norte e Nordeste e em todo o Brasil.

Junte-se a isso o fato de que as novas entrantes, incluindo as insurtechs podem trazer maior concorrência e, consequentemente, mudanças nos preços, inovações tecnológicas ajustadas aos novos modelos de negócios menos complexos, redução de custo do seguro com soluções inovadoras de coberturas e ofertas de produtos ajustadas à necessidade do cliente.

De forma geral, há grande expectativa de que, com a Lei Complementar nº 213/25, que regulamenta a atuação das associações de proteção veicular no Brasil, o cenário, principalmente do seguro auto, possa mudar.

Yvana Naira, diretora administrativa da Aconseg-NNE

Yvana Naira, diretora administrativa da Aconseg-NNE, destaca que há muito tempo já se presenciava a existência dessas operações no mercado e, mesmo que de forma controversa e pouco regular, as pessoas já buscavam esse tipo de proteção mutualista, de menor custo e menos complexa em suas visões.

“Acredito que a participação dessas operações no mercado pode ser bastante significativa, pois elas atraem consumidores para o mundo do seguro que buscam alternativas mais acessíveis ou mais flexíveis para a proteção de seus bens, porém agora com muito mais segurança jurídica. Isto posto, uma parcela importante da população que não se interessa ou não tem acesso à proteção dos seus patrimônios podem passar a se interessar, aumentando o leque de oportunidades para todos”.

Jorge Martinez, diretor de Produtos da Suhai Seguradora

“Avaliamos que a regulamentação dessas operações será benéfica para os consumidores, ao submeter tais operações a regras legais e monitoradas, de forma similar ao que ocorre com as seguradoras. Para as seguradoras, esperamos que seja reduzida a atual vantagem dessas empresas decorrente de diferenças fiscais e de controles financeiros e operacionais”, diz Jorge Martinez, diretor de Produtos da Suhai Seguradora.

Antonio Edmir Ribeiro, diretor territorial da MAPFRE para as regiões Norte e Nordeste, lembra que o mercado de seguros no Brasil está sempre em transformação, com muitos desafios, mas também com diversas oportunidades. “A entrada de novos players é algo natural, que vem acompanhando o crescimento do setor. Aqui na MAPFRE, estamos de olho nessas mudanças e seguimos investindo em soluções que agreguem valor tanto para nossos clientes quanto para nossos parceiros corretores de seguros”.

Desafios

“Sempre tivemos um papel importante no apoio ao corretor, mas agora neste novo momento desafiador estamos entendendo a nova dinâmica de mercado, facilitando os processos e nos profissionalizando ainda mais para andarmos juntos”, enfatiza a diretora da Aconseg-NNE.

Na visão de Yvana, as seguradoras tradicionais auto, de fato, encontrarão muitos desafios nesse novo cenário e terão que se ajustar. “Mas acredito que em condições mais justas, visto que as operadoras de proteção patrimonial mutualistas também já precisam urgentemente se adequar às regras da Lei e se credenciarem junto à Susep”.

Ela diz que as assessorias encaram com otimismo a possibilidade de oferecer novas opções seguras para os parceiros de negócios, já que existe uma parcela enorme de pessoas que ainda não têm acesso ao mundo da proteção patrimonial, trabalhando como assessores que agregam valor à operação para ambas as pontas do processo sempre buscando chegar até o cliente final. “Treinamentos, suporte, apoio tecnológicos, de marketing, amparo nos processos, entendimento de perfil de negócio serão metas prioritárias em nosso jeito de servir”.

Segundo Yvana, diante do cenário de desafios, ela recomenda aos corretores procurarem assessorias, gestores que estejam afinados com seus objetivos e busquem estreitar laços comerciais com as seguradoras e os clientes. “Em um momento em que o digital ocupa tanto espaço, é possível fazer a diferença com um capital humano de qualidade e acredito que a relação comercial tem isso como um dos pilares. Juntos teremos sucesso”.

Yvana aproveita para lembrar que o dever de casa das assessorias é valorizar o ímpeto do corretor, mas furar o bloqueio e aumentar produtividade em outros ramos, sem desprezar o auto. “Fazer o corretor entender que estamos aptos a ajudá-los nessa tarefa com uma equipe forte e focada, com consultores específicos para cada tipo de demanda”, diz.

“O desafio é contínuo, principalmente em relação à concorrência entre seguradoras e novos players, com uma constante busca por eficiência e redução de custos em todos os processos, sem prejudicar a qualidade de atendimento”, aponta Martinez.

Para o diretor da MAPFRE, o seguro auto enfrenta alguns desafios para se tornar mais acessível a uma parcela maior da população. “Nosso objetivo é aumentar a penetração, que hoje está em torno de 30% da frota brasileira. Para isso, trabalhamos em várias frentes, como precificação, melhoria na jornada do cliente, ampliação da rede de prestadores de serviços, conscientização sobre a importância do seguro e uma comunicação mais próxima com o público”.

Aposta nos diferenciais

Com mais de 1 milhão de clientes, Martinez destaca que a Suhai tem aceitação para todos os tipos de veículos, anos e finalidades de uso, procurando oferecer opções de coberturas essenciais que atendam às necessidades dos clientes. “É um seguro para coberturas essenciais, voltado para as maiores perdas a que o segurado está exposto”. Para 2025, a Suhai prevê o lançamento de opções de cobertura.

“A Suhai se tornou uma grande parceira dos corretores na ampliação de carteira, ao disponibilizar produtos e coberturas para clientes que estão fora do nicho em que a maioria das outras seguradoras atua. Estamos no mercado há 12 anos e somos a 7ª maior seguradora de seguro automotivo, com resultados e controles da Susep que atestam a solidez financeira da empresa”, destaca o diretor.

Antonio Edmir Ribeiro, diretor territorial da MAPFRE para as regiões Norte e Nordeste

Ribeiro ressalta o pioneirismo da MAPFRE em inovação no seguro auto, criando produtos e ferramentas que ajudaram os corretores a crescerem conosco. “Em 2025, não será diferente. Aprimoramos a jornada de cotação e consolidamos nossa central de atendimento (CNO). Tudo isso com o objetivo de impulsionar as vendas ao lado dos nossos parceiros. E sabemos que isso é só o começo. Ao longo deste ano, ainda teremos muitas novidades para oferecer, sobretudo em produtos mais enxutos e baratos”, diz.

O seguro auto da MAPFRE é flexível e oferece coberturas amplas, atendendo a diferentes perfis de consumidores, o que permite ao corretor oferecer uma gama mais variada de opções de coberturas. “Além disso, nossa equipe de atendimento ao sinistro é constantemente elogiada pelos clientes, com altos índices de satisfação nas pesquisas que realizamos. Isso faz toda a diferença, pois é no momento da prestação do serviço que a verdadeira qualidade do produto se revela”.

A MAPFRE começa 2025 com grandes novidades. “Lançamos a nova segmentação dos corretores, uma evolução importante para nossa história. Reestruturamos nosso modelo de atendimento comercial e fortalecemos todas as parcerias. Além disso, encontramos nas assessorias parceiros estratégicos, que nos permitem oferecer um atendimento consultivo e ampliar o número de corretores trabalhando conosco. Embora ainda não possa revelar tudo, posso garantir que teremos muitas outras novidades ao longo do ano”.

“A MAPFRE reconhece o valor de cada corretor e está sempre buscando trazer soluções que realmente ajudem no crescimento das vendas, com processos mais simples e no fortalecimento da fidelização dos clientes. Temos uma grande responsabilidade em cuidar do presente e do futuro, e, juntos, vamos continuar fazendo isso todos os dias”.

Conteúdo da edição 08 da Revista Aconseg-NNE

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas