Projeto da seguradora usa o melhor da inteligência artificial para reduzir tempo de espera no atendimento e proporcionar um fluxo de excelência aos corretores
Pelo segundo ano consecutivo, a Akad Seguros é finalista do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Na edição de 2023, a seguradora digital ficou em terceiro lugar na categoria Processos e Tecnologia, com o projeto “Bot + Oráculo + Agentes: Revolucionando o Atendimento ao Cliente com IA Generativa”. A premiação ocorreu na noite desta quinta-feira, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.
O tripé de atendimento revolucionário da Akad envolve soluções que usam o melhor da inteligência artificial e outras tecnologias para fornecer um fluxo de excelência aos corretores de seguro. O Bot funciona a partir da mesma IA do ChatGPT, um projeto pioneiro entre as seguradoras da América Latina. O assistente virtual é treinado com todas as informações referentes aos produtos da Akad para interagir com os profissionais pelo WhatsApp em tempo real, seja por voz ou texto.
Já o Oráculo foi desenvolvido para otimizar o contato dos corretores com os atendentes humanos da corretora. A solução é recorrentemente abastecida com documentos e conversas passadas. Desse modo, sempre que um ticket de suporte é aberto pelo cliente, o atendente já recebe uma recomendação da IA de como solucionar da maneira mais eficiente possível.
Para fazer a gestão dos chamados, a Akad utiliza um terceiro modelo, chamado de Agente, pelo qual classifica os tickets em categorias e atribui um status a cada conversa. Desse modo, os atendentes da seguradora conseguem visualizar quais produtos geram mais dúvidas e em quais categorias precisam investir mais tempo para melhorar.
André Fichel, CTO da companhia, conta que o projeto Bot + Oráculo + Agentes vem transformando significativamente a maneira como a seguradora opera e interage com os clientes. Segundo o executivo, essa mudança já se traduziu em uma melhoria substancial na jornada do corretor, com redução nos tempos de espera e atendimento e uma maior assertividade nas respostas e na eficiência da rotina de trabalho.
“Já para o mercado, demonstramos de forma prática que é possível enfrentar desafios complexos como o atendimento ao cliente, oferecendo soluções profundas e integradas”, destaca Fichel. “Essas soluções vão além da interação direta com o cliente, incluindo melhorias que propiciam um ciclo contínuo de aprimoramento e aumento da eficiência na gestão dos chamados, estabelecendo um novo padrão de excelência e inovação no setor”, completa o executivo.
“Ser finalista da premiação da CNSeg é um reconhecimento incrível de que estamos na vanguarda da inovação, trazendo as tecnologias mais recentes e avançadas, recém-saídas do forno tecnológico para revolucionar o atendimento ao corretor e superar suas expectativas a cada interação com a Akad”, celebrou Daniel Tunnerman, AI Engineer e autor do projeto finalista. “Nos enche de animação, não apenas pelo reconhecimento de hoje, mas pelo futuro empolgante que nos aguarda enquanto continuamos a expandir os horizontes da inovação para manter nossos corretores no topo do jogo”, projetou.