· O valor total das 50 marcas mais valiosas do Brasil aumentou 12% comparado ao ano anterior.
· As marcas do segmento de serviços comerciais de locação de automóveis foram as marcas que mais cresceram entre 2021 e 2022, representando crescimento de 99%.
· O setor bancário continua em destaque no Ranking Brand Finance Brasil 100, com 13 marcas no ranking, representa 31% do valor total das marcas. O setor varejista segue aumentando sua participação, com 15 marcas, reflete 12% do valor total das marcas.
· Itaú continua a ser a marca mais valiosa do Brasil. O valor da marca subiu impressionantes 28,5%, com R$ 36,39 bilhões. A corrida pelo segundo lugar foi acirrada entre o Bradesco, subindo 2 posições, de quarto para segundo lugar, e Banco do Brasil, caindo de segundo, em 2021, para terceiro, em 2022, com valor de marca de R$ 21,06 bilhões para o Bradesco e R$ 20,19 bilhões para o Banco do Brasil.
· As dez marcas mais valiosas do Brasil somente trocam de posições, mas continuam sendo as 10 marcas mais valiosas de 2021. Esse resultado demonstra a constância na estratégia dessas marcas.
· Brahma é marca forte do Brasil com BSI de 93/100.
· Movida é marca que mais cresceu em valor de marca, alcançando os incríveis R$ 1,86 bilhão em 2022.
· Nubank é a marca que mais cresceu em força de marca, alcançando BSI de 86.5/100, e crescimento de 31.2 pontos de 2021 para 2022.
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Marcas brasileiras crescem 12%
O valor total das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2022 aumentou 12%, de R$ 275,2 bilhões em 2021, para R$ 308,4 bilhões em 2022, de acordo com o último relatório Brand Finance Brasil 100 2022.
Eduardo Chaves, Diretor Gerente, Brand Finance Brasil, comentou:
“Após sair de uma aparente crise durante a pandemia COVID-19, as marcas brasileiras mostraram notável resiliência aos desafios dos anos anteriores. As 50 principais marcas do Brasil registraram um aumento de 12% no valor da marca, mostrando sua força. Dessa vez, as marcas varejistas dominam, com as 15 marcas apresentadas no ranking respondendo por 12% do valor total da marca. Já as marcas do setor bancário, apesar de aparecerem em menor número, 13 marcas no ranking, têm uma representação de 31% do valor total das mais valiosas marcas brasileiras.”
Novas Marcas no Ranking 2022
Esse ano a Brand Finance aumentou o número de marcas publicadas em seu relatório. Antes 50, agora 100. A nova lista possui marcas que apareceram pela primeira vez no ranking, dentre elas algumas gigantes do mercado.
Raízen entra na lista pela primeira vez, mostrando a força da junção entre Cosan e Shell. Raízen entra no ranking com muito poder, sendo a 12ª marca mais valiosa do Brasil, com valor de R$ 6,92 bilhões.
Outra poderosa é a marca Casas Bahia, com valor de R$ 5,60 bilhões. Mostra-se na 17ª posição a marca mais valiosa da Via Varejo, agora Via.
A Rede D’Or também figura pela primeira vez no relatório, com valor de R$ 4,27 bilhões, na 22ª posição. Klabin, na 28ª posição, também ganha espaço no ranking, com valor de marca R$ 3,10 bilhões, mas ainda abaixo da principal marca concorrente do segmento, Suzano, na 25ª posição e valor de marca de R$ 3,28 bilhões.
A única marca no segmento mídia é a Rede Globo, com valor de marca R$ 2,65 bilhões na 34ª posição.
SmartFit entra na lista na 37ª posição, com a grande expansão de sua rede de academias, a rede de saúde e bem-estar tem valor de marca de R$ 2,43 bilhões.
Marcas mais valiosas
Novamente o Itaú é a marca mais valiosa do Brasil com valor de R$ 36,398 bilhões e impressionante crescimento de 28,5% de 2021 para 2022. O Itaú, atende 56 milhões de clientes de varejo no Brasil, é a maior instituição financeira da América Latina e também possui uma forte presença na América do Norte e em partes da Europa. Além de ser a marca mais valiosa do Brasil, Itaú é a única marca brasileira na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo da Brand Finance Global 500 2022.
Em 2021, o banco Itaú continuou progredindo significativamente em sua agenda de transformação, com foco na centralidade do cliente, mudança cultural, digitalização e crescimento de diversos negócios, voltando em patamares de eficiência e rentabilidade semelhantes a 2019.
Um dos principais destaques do desempenho do Itaú foi a expansão de sua carteira de crédito, que ultrapassou a marca de R$ 1 trilhão, um crescimento de 18,1% em relação a 2020. Essa performance foi impulsionada principalmente pelas carteiras de cartão de crédito, financiamento imobiliário e veículos. Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú, foi o único brasileiro apontado no ranking Brand Guardianship Index 2022. Por meio de um painel de especialistas em marketing e jornalistas, o ranking mensura a reputação de presidentes corporativos ao redor do mundo.
Destaque também para o Bradesco, que apesar de ter perdido valor de marca, teve uma perda menor que os outros players e melhorou duas posições. Com valor de R$ 21,85 bilhões, em 2021, passou para R$ 21,06 bilhões, em 2022.
Interessante ressaltar que todas as dez maiores marcas de 2021 se repetem como as dez maiores marcas em 2022, demonstrando uma constância na gestão das mais valiosas marcas do Brasil.
Marcas mais Fortes BSI
Um índice importante para a conclusão do valor da marca, é o índice de força de marca (brand strength index – BSI). Esse índice serve para gerenciar o processo de ‘Cadeia de Valor da Marca’ de forma eficaz. Esse índice é essencialmente um Balanced Scorecard modificado, dividido entre os três pilares centrais da “Cadeia de Valor da Marca”: Investimentos da Marca, Brand Equity e Desempenho da Marca: https://brandfinance.com/insights/brand-strength-index-creating-a-scorecard-for-your-brand
A marca mais forte em 2022 é a Brahma, com BSI 93/100, seguida de Natura, Americanas, Skol e Bohemia, com BSI de 91,5/100, 89,2/100, 88,8/100, e 88,7/100, respectivamente.
O antigo slogan, a número 1, nunca esteve tão atual para a marca Brahma. Empregada de posicionamento de textura cremosa e qualidade no que se faz, a marca Brahma se consagra a marca mais forte do Brasil e carrega a sua própria nomenclatura: “brahmosidade”. Superando resultados anteriores de vendas e lucros a cada período, a Brahma cresce 19,7% em valor de marca e 8,1 pontos em força de marca.
Marcas que mais se Valorizaram
Destaque para marca Movida com 227,6% de crescimento de valor de marca entre 2021 e 2022. De acordo com Renato Franklin, CEO da Movida, do ponto de vista operacional e econômico, o ano 2021 foi marcado por recordes. Enquanto o mercado de locação de automóveis experimentou uma retração na disponibilidade de ativos, reflexo da crise no setor automotivo, a empresa expandiu sua frota em mais de 50%. A Movida também vivenciou um aumento de lucro líquido de três dígitos ao longo dos trimestres e gerou uma expansão consistente em sua capacidade de geração de caixa, em R$ 77,4 milhões.
Na agenda ambiental, foi a primeira companhia do mundo no setor a emitir um Sustainability-Linked Bond e, por meio do Programa Carbon Free, da eletrificação de frota e
de seus compromissos públicos, a Movida vem construindo uma estratégia climática para geração de oportunidades e engajamento de clientes e parceiros.
Seguindo a lista de marcas que mais cresceram em valor, temos Havaianas, Assaí, Nubank e Unidas, com 123,4%, 112,3%, 111,4% e 108,4%, respectivamente.
Marcas que mais se Fortaleceram
O Nubank é destaque nessa avaliação, sendo a marca que mais cresceu em força de marca, subindo 31,2 pontos em BSI, de 55,3 para 86,5/100. A Companhia nasceu com o propósito de simplificar a complexidade do sistema financeiro e ajudar as pessoas a terem um relacionamento realmente saudável com suas finanças.
Arturo Nuñez, CMO do Nubank, conta que “a missão do Nubank é empoderar as pessoas a tomar as melhores decisões para suas vidas financeiras. Trabalhamos com um foco muito forte nos clientes e quais são as suas necessidades e demandas. Não é diferente quando pensamos em nossa marca. Fomos além de uma empresa que promove as interações diárias com os clientes, para construir uma verdadeira marca de estilo de vida”.
Em 23 de setembro de 2020, o Nubank anunciou que zerou a emissão de dióxido de carbono de toda a sua história. O banco digital foi a primeira instituição do setor bancário no Brasil e no México a realizar o feito.
Outras marcas destaques nesse critério foram Assai e Atacadão, com 15,1 e 15 ponto de elevação, respectivamente.
Porto lidera marcas de seguradoras no Brasil
O grupo de marcas seguradoras mais valiosas do Brasil ganha mais uma marca. A marca BB Seguros passa a compor a lista de 100 marcas mais valiosas do Brasil.
O segmento é liderado pela marca Porto com valor de R$2,109 bilhões e força de marca de 82/100. Em 2021, as receitas da Porto Seguro atingiram R$ 21,6 bilhões (+14,4% vs. 2020), acompanhadas de uma expansão significativa em sua base de clientes, fruto de iniciativas em curso com o objetivo de acelerar o crescimento dos negócios e amplificar a inovação, que sempre esteve presente em seu DNA.
No campo da inovação, a Porto realizou o lançamento do “Bllu”, primeiro seguro de automóvel por assinatura mensal já lançado pela Porto Seguro; o desenvolvimento de um “SuperApp”, que melhora a experiência do usuário e já concentra produtos e serviços utilizados por mais de 75% dos clientes da Porto Seguro; a ampliação dos atendimentos via WhatsApp, com 40% do total de assistências já passando por esse canal, que além de melhorar a experiência do cliente, também contribui para ganhos de eficiência operacional; e a criação do “Tech Fácil”, serviço de assinatura para smartphones.
Mesmo em meio as turbulências da pandemia as marcas seguradoras mantiveram em média sua força de marca estável.
Setor varejista domina em número de marcas
O setor varejista passa a dominar o ranking Brand Finance Brazil 2022, com 15 marcas representando 12% do valor total das marcas.
Magalu lidera o ranking dos varejistas, com valor de marca de R$ 6,83 bilhões, seguida de Assai, com valor de R$ 5,82 bilhões, Americanas, com valor de R$ 5,61 bilhões, Casas Bahia, com valor de R$ 5,60 bilhões, e, fechando o top 5, Atacadão, com R$ 5 bilhões de valor de marca.
Assai e Atacadão tiveram alto crescimento em valor de marca de 2021 para 2022, acima de 100%. Isso mostra como as marcas do segmento tiveram alto desempenho. O crescimento das marcas do segmento varejista foi de 38%, considerando o período de 2021 para 2022.
Setor bancário domina em proporção de valor de marca no ranking
O setor bancário continua a ser importante no mercado das marcas mais valiosas do Brasil, com 13 marcas no ranking Brand Finance Brazil 100 2022, representando 31% do valor total das marcas.
No total, 13 marcas bancárias figuram no ranking Brand Finance Brasil 100 2022 e respondem por 31% do valor total das marcas no ranking. As marcas de bancos também ocupam quatro das cinco primeiras posições do ranking, com o Itaú (alta de 28,5%, com R$ 36,3 bilhões) em primeiro; Bradesco (queda de 3,6%, com R$ 21,06 bilhões) em segundo lugar; Banco do Brasil (queda de 10,6%, com R$ 20,19 bilhões) em terceiro; e Caixa em quinto (queda de 32,1%, com R$ 15,01 bilhões).
O Itaú se mantém como a marca mais valiosa do Brasil, após um aumento de 28,5% no valor da marca para R$ 36,3 bilhões. O Itaú, que atende 56 milhões de clientes de varejo no Brasil, é a maior instituição financeira da América Latina e possui uma forte presença na América do Norte e em partes da Europa.
Energia aumenta presença no ranking
Com três entrantes na lista, o segmento de energia mostrou alto crescimento em relação a quantidade de marcas incluídas do ranking de 2021 para 2022, representando 60% de marcas incluídas. Considerando somente as marcas do setor avaliadas em 2021, houve uma variação positiva de 59% no valor total das marcas.
“Energia é um segmento em crescente evolução. As marcas nesse segmento estão acompanhando o mercado e buscando inovar e antecipar o mercado desregulamentado que logo, possivelmente, está por vir. Ver as marcas como ativos estratégicos e avaliá-las constantemente traz luz para a tomada de decisão em ambiente de incerteza.” Eduardo Chaves, Sócio-Diretor da Brand Finance do Brasil
Bancos mantém valor de suas marcas
As marcas do segmento bancário mantiveram seu valor de 2021 para 2022. Se considerarmos somente as marcas avaliadas em 2021 e compará-las com 2022, o segmento bancário teve um aumento discreto de 1%. As marcas de bancos andaram de lado em termos de valor. A força da marca também se manteve, mostrando que os índices de entrega se mantiveram. Porém, não se pode deixar de chamar a atenção de que esse segmento é o mais expressivo em termos absolutos de valor de marca.
Marcas de locadoras de automóveis com maior crescimento
As marcas do segmento de serviços comerciais de locação de automóveis foram as marcas que mais cresceram entre 2021 e 2022, representando um crescimento de 99%, puxado pelo crescimento da Movida, que cresceu 227,6%. Unidas e Localiza também apresentaram crescimento, com variação de 108,4% e 59,4%, respectivamente.
Outros segmentos que também tiveram aumento no valor total das marcas foram varejo e energia com 38% e 59%, respectivamente.
Marcas de excelência na América Latina
A métrica de força de marca mensurada pela Brand Finance indica uma tendência da marca em entregar uma oferta superior aos seus concorrentes. Ter uma marca forte significa ter maior resposta cognitiva dos clientes e consumidores que estarão mais dispostos em manter uma relação de lealdade de consumo. As marcas devem buscar maximizar sua força de marca para operar em níveis de margem de contribuição e giro de produto acima das médias de mercado.
As marcas de excelência e maior força de marca no Chile são (1) Entel, (2) LATAM Airlines e (3) Banco del Estado do Chile.
A marca LATAM AirLines, chileno-brasileira, é a segunda marca mais forte do Chile. Hoje avaliada pela Brand Finance e nosso Brand Equity Global Monitor como uma marca chilena, aparece no ranking de marcas mais valiosas da América Latina. O mesmo acontece com a gigante de telecomunicações Claro, que hoje está no ranking México e América Latina.
As marcas de excelência e maior força de marca na Argentina são (1) Mercado Livre, (2) Banco Galícia e (3) YPF.
Na Argentina destaca-se a marca Mercado Livre. A gigante do market-place na América Latina, tem uma operação bastante significativa no Brasil e figura entre as marcas mais valiosas da América Latina. Na Argentina, Mercado Livre é a marca mais forte no país, mostrando sua resiliência em meio aos problemas econômicos-sociais que o país vem enfrentando. As outras duas marcas que dividem o pódio com Mercado Livre, são Banco Galícia na segunda posição e YPF na terceira posição.
Brand Finance Brazil Event 2022 – EAESP/FGV
Encontro: segunda-feira, 8 de agosto de 2022. Horário: 09:00 – 12:00. Local: EAESP/FGV – São Paulo, Av. 9 de julho, 2029, Edifício John F. Kennedy – Bela Vista, São Paulo – SP, 01313-
902. Formato: Um café da manhã leve e um painel de discussão sobre ESG e premiação das marcas. Em conjunto com a Brand Finance, Época Negócios e a EAESP/FGV.
A cada ano, a Brand Finance avalia mais de 5.000 das maiores marcas do mundo. As 50 marcas brasileiras mais valiosas e fortes foram publicadas no relatório Brand Finance Brasil anualmente desde 2013.
Este ano, estamos dobrando o ranking. As 100 principais marcas do Brasil mostram determinação e resiliência e devem ser celebradas. Como uma nação com um potencial enormemente forte, mas um passado complexo, é cada vez mais importante que as marcas líderes sejam reconhecidas como embaixadoras da nação por suas contribuições duradouras para a sociedade em geral. Por isso também, divulgaremos o conhecimento e práticas de ESG.
O painel de discussão incluirá o Prof. Dr. Francisco Saraiva Junior, o Sócio-diretor da Brand Finance, Eduardo Chaves e outras referências em ESG: Leonardo Dutra (Head ESG EY), Cenira Nunes (Head Meio Ambiente Gerdau, bem como, os porta-vozes das marcas, conforme a seguir: Gustavo Oliveira (VP MKT Flamengo), Daniel Wakswaser (VP MKT Ambev), Arturo Nuñez (CMO Nubank), Edmar Neto (CFO Movida) e Eduardo Tracanella (Diretor Marketing Itaú).
“Realizar um evento para premiar e celebrar as marcas mais valiosas e fortes do Brasil, junto com uma mesa redonda para discutir as marcas a as ações ESG, é um privilégio. Temos certeza de estar gerando valor ao mercado e a sociedade. Acredito ser essa nossa ação no mundo.” Eduardo Chaves, Sócio-Diretor da Brand Finance do Brasil.