Projeto vencedor ajuda empresas a se prepararem para cenários de mudanças climáticas de curto e longo prazo; companhia ainda concorreu com mais dois cases entre os finalistas
A Zurich Seguros acaba de ser reconhecida por um serviço que auxilia empresas a enfrentarem os problemas causados pelas mudanças climáticas. A companhia foi agraciada dia 5 de dezembro com o Prêmio Inovação em Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).
A seguradora levou o 1º lugar na categoria Produtos e Serviços com o case sobre o Zurich Resiliência Climática, solução que avalia os riscos climáticos que as empresas estão expostas e oferece estratégias robustas para mitigação e adaptação. Para isso, utiliza uma abordagem holística do cenário baseada em dados e análises diversas.
O serviço destina-se a clientes segurados e não segurados que tenham potencial de sofrer com inundações, tempestades, calor extremo, queimadas, entre outros eventos adversos. Com isso, a solução tem ampliado o seu alcance e impacto no Brasil.
“A relevância do projeto é evidente no contexto das mudanças climáticas globais e dos eventos extremos no último ano, como as intensas chuvas no Rio Grande do Sul e as queimadas, que causaram enormes prejuízos econômicos e sociais ao país”, diz Tiago Santana, Superintendente de Engenharia de Riscos da Zurich e autor do case vencedor.
Tiago comemora a conquista do Prêmio e destaca que o Zurich Resiliência Climática é uma inovação disruptiva, pois transforma significativamente a maneira como a indústria de seguros e outras empresas lidam com a avaliação e gestão de riscos climáticos.
“Ao integrar cenários futuros, considerar horizontes de tempo amplos (de cinco em cinco anos até 2100) e analisar múltiplos riscos naturais, a companhia está redefinindo os padrões e expectativas na gestão de riscos, proporcionando uma preparação mais eficaz e abrangente para os desafios climáticos futuros”, afirma.
Ele segue dizendo que a devastação no Rio Grande do Sul este ano serviu de alerta a toda a sociedade, inclusive ao setor de seguros, que foi diretamente impactado.
“Houve um aumento substancial nas indenizações pagas, evidenciando a necessidade da adoção de medidas preventivas mais amplas”, pontua. “A Zurich está mudando o paradigma da indústria quando não direciona o olhar apenas para a mitigação dos danos, mas também para a prevenção e apoio aos clientes em um cenário de transição climática”, completa o gerente.
Outros projetos finalistas
No total, a Zurich Seguros contou com mais dois finalistas, além do projeto vencedor na categoria Produtos e Serviços.
O primeiro é o de Compensação de Carbono em Produtos Massificados nos serviços de carro reserva e assistência 24 horas dos seguros automóvel, residencial, patrimonial para pequenos negócios, imobiliário e para condomínios. Já são mais de 7 mil toneladas de carbono compensadas desde o início do projeto, em 2023.
“Acreditamos que incorporar aspectos de sustentabilidade em nossos produtos e serviços trará um impacto mais rápido e mais relevante para a mitigação das mudanças climáticas. Visto como uma inovação incremental, o benefício, que é 100% gratuito para os clientes, ainda envolve e engaja vários elos importantes da cadeia, como parceiros de serviços, corretores e segurados, o que amplia a visão de todos sobre a proposta de valor que uma iniciativa como essa traz”, diz Patricia Xavier, Superintendente de Desenvolvimento de Produtos da Zurich e autora do projeto.
Já o segundo, intitulado Apoio ao Cliente Vulnerável, busca apoiar clientes e beneficiários do seguro de vida no momento da perda de um ente querido (tenham eles vínculo familiar ou não com o segurado). Na fase de acionamento dos seguros de vida (individual ou em grupo), a Zurich oferece, sem custos, apoio psicológico e assessorias de inventário e financeira, apoiando de forma prática os beneficiários em um momento de extrema vulnerabilidade.
O projeto de Apoio ao Cliente Vulnerável demonstra o compromisso da Zurich com o bem-estar do cliente. “Estes novos serviços gratutos no produto de vida materializam de forma concreta o nosso foco no cliente e a preocupação com o seu bem-estar, de sua família e amigos, especialmente em momentos de perda”, finaliza Cristina Keusseyan, Gerente de Operações de Sinistros da Zurich e autora do projeto.