Projeto que recicla resíduos decorrentes do acionamento do seguro nas linhas de negócio de afinidades e automóvel coloca a Zurich no pódio do Qorus Innovation in Insurance Awards pela segunda vez consecutiva
Um projeto da Seguradora Zurich foi reconhecido como um dos mais inovadores do mundo na última quinta-feira, 6 de junho. O anúncio foi feito em Lisboa, durante a cerimônia de premiação do Qorus Innovation in Insurance Awards, prêmio internacional para reconhecer empresas de seguros e insurtechs que demonstram um espírito visionário e estão na vanguarda das transformações no mercado de seguros.
Criado em 2021 pela equipe de sinistros da companhia, o “Zurich Recicla” tem como proposta reciclar os resíduos decorrentes do acionamento do seguro nas linhas de negócio de afinidades e automóvel. Em 2023, o projeto já havia sido reconhecido com o tradicional Prêmio Eco no Brasil.
Jason Sampaio, diretor de Sinistros de Afinidades da Seguradora Zurich, esteve em Lisboa para participar da cerimônia de premiação. Ele ressalta que as constantes transformações pelas quais o mundo está passando, especialmente devido às mudanças climáticas, exige que cada vez mais as empresas tenham atenção à sustentabilidade ao desenvolver projetos inovadores, e buscar maneiras de reciclar os resíduos gerados no processo de sinistro é um dos caminhos para a solução.
“Precisamos desenvolver novas tecnologias e processos que ofereçam não apenas mais segurança, eficiência e conveniência aos clientes em nossos produtos e serviços, mas uma nova abordagem, com um olhar para o futuro. É com esse intuito que o Zurich Recicla nasceu e vem sendo expandido cada vez mais ano a ano”, completou.
O projeto se destacou na categoria “Social, Sustentável e Responsável” e foi avaliado em três critérios: originalidade; impacto estratégico de longo prazo e retorno sobre o investimento; e sua capacidade de ser aplicada em escala mais ampla em outros mercados e países. Estabelecida em 2017, a premiação oferece um fórum para as organizações compartilharem as melhores práticas e continua a testemunhar a evolução do seguro em um mundo em mudança.
Em 2024, foram 290 inovações inscritas e 44 países participantes. A unidade de negócios da Zurich Espanha também foi uma das finalistas na categoria “Re-imaginando a Experiência do Cliente”. Vale lembrar que o reconhecimento o Zurich Recicla de 2024 garantiu o segundo troféu consecutivo para a unidade brasileira da Zurich na premiação – em 2023, a companhia levou o ouro na categoria “Re-imaginando a Experiência do Cliente” com o projeto Diagnóstico Remoto em Sinistros.
A inovação do Zurich Recicla
O Zurich Recicla nasceu com o objetivo principal contribuir para a destinação correta de eletrodomésticos, eletroportáteis, equipamentos eletrônicos, celulares, móveis e automóveis envolvidos na operação da seguradora de maneira unificada.
Desde o início do projeto, em 2021, a Zurich já reciclou mais de 250 toneladas de resíduos, junto à Ecoassist, Ecopalace e GM&C, empresas parcerias do projeto. Segundo Jason, o Zurich Recicla é importante não apenas pela minimização dos impactos ambientais, mas também pela capacitação das assistências técnicas, desenvolvimento da cadeia de reciclagem e envolvimento de toda a comunidade.
“Estamos intensificando a conscientização dos nossos parceiros, colaboradores e clientes sobre a importância esta agenda de sustentabilidade, sempre com um olhar para a ampliação dos resíduos reciclados. Além do projeto, implementamos um cronograma de educação sobre sustentabilidade com os consultores de rede de prestadores, tornando-os multiplicadores desse conhecimento. Também temos projetos internos de visitação aos recicladores, visando sensibilizar nossos colaboradores e ampliar sua visão para o tema”, esclareceu o executivo.
O Zurich Recicla faz parte de uma série de iniciativas da companhia – incluindo Selo Verde e Diagnóstico Remoto – que têm aderência à sustentabilidade, especialmente em sinistros. “A Zurich quer ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto do mundo. Nossos projetos refletem isso e nos ajudam a alcançar esse objetivo com ações, para além das palavras”, finaliza Jason.