Edson Franco figurou na lista dos “CEOs Mais Admirados pelos RHs” e Carlos Toledo entre “Os RHs Mais Admirados do Brasil e da América Latina”
A seguradora Zurich acaba de ter um reconhecimento duplo, de extensão nacional, pela relevância de sua atuação no país. Edson Franco, CEO da companhia no Brasil, e Carlos Toledo, Diretor Executivo de Recursos Humanos, foram reconhecidos na edição 2021 da pesquisa realizada pelo Grupo Gestão RH. Ambos foram destaque, respectivamente, do “Os CEOs Mais Admirados pelos RHs” e do “Os RHs Mais Admirados do Brasil e da América Latina”.
Desde 2006, o Grupo Gestão RH promove a pesquisa anual “Os RHs Mais Admirados do Brasil e da América Latina”, visando valorizar executivos de Recursos Humanos cuja atuação seja referência para o mercado. A partir de 2019, a pesquisa passou a incluir “Os CEOs Mais Admirados pelos RHs”, com o intuito de identificar e destacar os líderes de empresas que valorizam a gestão de pessoas na estratégia do negócio e, por essa razão, contam com a admiração dos próprios profissionais da área de RH.
Diz Edson Franco, que entrou na lista dos 70 CEOs mais admirados entre mais de 800 previamente selecionados na atual edição: “A Zurich é uma empresa inclusiva, que promove a equidade e conta com diversas iniciativas para fortalecer a diversidade em seus quadros e se preocupa com o bem-estar deles – algo que ganhou ainda mais relevância com a decretação da pandemia, com praticamente 100% do quadro atuando em home office”.
O executivo ressalta que a Zurich também é uma empresa orientada pelas pessoas, que são um importante pilar estratégico da companhia, uma vez que representam um elemento essencial na busca pela excelência no atendimento aos clientes e parceiros de negócios. “Nesse cenário, adaptar-se à nova realidade, observando a saúde física e mental dos colaboradores, mas mantendo o funcionamento da operação, foi um desafio que todo o time venceu, porque tem algo em comum, o Jeito Z”, diz Edson.
Complementa Carlos Toledo: “O Jeito Z é a essência de como somos e agimos. Sempre que defendemos o que é certo, cumprimos o que prometemos, valorizamos a diversidade, promovemos a inclusão, celebramos e incentivamos o potencial de cada indivíduo, colaboramos e fazemos acontecer, desenvolvemos os profissionais e fornecemos orientações claras, estamos alinhados com esse Jeito Z”.
Sobre figurar no grupo dos mais admirados pelos profissionais de RH, Carlos diz que é uma grande honra. “Primeiro porque esse reconhecimento me motiva, pois reflete também a alegria de pertencer que eu os ‘zurichers’, como nos chamamos internamente, sentimos, já que o prêmio reconhece a atuação dos especialistas de RH de grandes companhias, bem como as ações que estão fazendo a diferença no mercado. Segundo porque denota que a Zurich continua olhando à frente e destaca-se por valorizar a cultura de diversidade e de inclusão, sintetizada justamente nesse Jeito Z”.
Um pouco mais sobre Jeito Z
Como disse o seu CEO no Brasil, a Zurich, que tem cerca de 1.500 funcionários no país, é uma empresa inclusiva, que promove a equidade e conta com iniciativas para fortalecer a diversidade em seus quadros.
“Valorizamos e defendemos o que é certo e promovemos oportunidades para equidade entre nossos profissionais, contemplando as diversidades de gênero, deficiência física, LGBTQIA+, raça, etnia, gerações, crença etc. Nossos processos seletivos respeitam este compromisso”, conta o diretor de Recursos Humanos da Zurich, Carlos Toledo.
Carlos reforça a prioridade que a empresa dá ao bem-estar do funcionário, razão pela qual a seguradora também possui um programa chamado Equilíbrio Z, que promove ações como ginástica laboral, orientação nutricional, yoga, meditação guiada e aconselhamento psicológico, para estimular o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. O programa conta com diversas iniciativas que apoiam o colaborador em quatro dimensões da saúde: física, emocional, financeira e social.
Um pouco mais sobre a pesquisa do Grupo Gestão RH
Uma das premiações mais conceituadas do setor, a iniciativa do Grupo Gestão RH existe há 15 anos e foca exclusivamente nas Maiores e Melhores Empresas do Brasil e/ou Nas Melhores Empresas para Trabalhar. O processo tem duas etapas. Na primeira, foram selecionados e-mails de líderes de cerca de 1.500 companhias atuantes no país.
Após a indicação, este grupo pode receber até 100 votos de colaboradores das companhias em que trabalham. Mas o processo é feito também pelos próprios profissionais da área e do mercado, por meio de votação eletrônica. Assim, nesta primeira etapa foram definidos os RHs Mais Admirados do Brasil e os CEOs Mais Admirados pelos RHs.
Já na segunda fase do prêmio, participaram da votação apenas os finalistas. Em 2021, tal como em 2020, por conta da pandemia, que exigiu a necessidade de distanciamento social, os organizadores realizaram um evento de premiação. O evento aconteceu no dia 15 de novembro e foi transmitido pela internet.
A lista completa dos finalistas pode ser conferida neste link: https://www.gestaoerh.com.br/rhs-mais-admirados/vencedores/9.