Trabalhos realizados pelos participantes da instituição poderão ser acompanhados no YouTube entre os dias 19 e 30 de novembro
Crianças, adolescentes, idosos. Todos que participam da Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros (ABA) estarão representados na 3ª Mostra Digital da instituição, que será realizada de 19 a 30 de novembro por meio do Portal ABA Digital no YouTube. Essa será a primeira exposição desenvolvida pelos frequentadores após o regresso das atividades presenciais, que vem acontecendo gradualmente desde agosto e que, em novembro, ocorreram em totalidade.
A mostra reunirá o aprendizado adquirido durante o segundo semestre, transformando as pessoas atendidas pela ABA em protagonistas. “Ao desenvolver projetos em áreas como ballet, artes visuais, audiovisual e cultura digital, elas conseguem enxergar e refletir sobre o quanto cresceram no período”, explica Rose de Oliveira, diretora da Associação. “A 3ª Mostra Virtual é uma produção coletiva e teve forte participação de todos. Além dos projetos desenvolvidos e que serão apresentados, os adolescentes contribuíram em outras frentes, como a produção do convite e a gravação da apresentação do grupo de ballet, aplicando, na prática, os conhecimentos adquiridos nos últimos meses”, explica.
Diretor de Recursos Humanos e Comunicação da Allianz Seguros e vice-presidente da ABA, Marco Antonio Campos ressalta a importância da mostra não só para os frequentadores, mas também para a própria Associação. “É muito gratificante contribuir com a evolução de cada pessoa atendida pela instituição e poder dividir esse resultado com várias outras pessoas. A mostra será a celebração do conhecimento adquirido e compartilhado”, completa.
De Di Cavalcanti à internet
Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a 3ª Mostra Virtual da ABA focará nas cenas do cotidiano retratadas nas obras de Di Cavalcanti e, com isso, abordará os sonhos, as expectativas e o que os participantes esperam para o pós-pandemia. Entre as crianças que pintaram com referência de Di Cavalcanti está Sophia Sales de Quadros, de 12 anos, e que há quatro frequenta a instituição. “Sinto orgulho em realizar esse trabalho, assim como ter melhorado minha comunicação com as pessoas ao longo desses anos”, afirma.
Com o intuito de trazer mais leveza para este momento, a imaginação foi a base para produção do grupo de ballet em a Casa de Bonecas. Heloysa Lopes de Souza tem 9 anos e é uma das crianças que participará da apresentação. “A dança desenvolveu a minha postura e a ponta do pé. Sinto orgulho e felicidade pelo trabalho desenvolvido na ABA. Aqui, aprendi a não desistir das coisas”, diz.
Os frequentadores também criaram infográficos para orientar crianças, adolescentes e os próprios pais sobre o acesso à internet de maaneira positiva e os cuidados necessários no ambiente digital. Para o evento digital, Ryan César Rodrigues dos Santos, de 11 anos, que participa da ABA desde os sete, fez um infográfico sobre haters. Essa conexão com o mundo dos computadores nasceu na instituição. “Aprendi a mexer melhor no computador, me aprimorei”, diz ele, que tem um carinho especial pela ABA. “Aqui, as pessoas te compreendem”, finaliza.