Em 2024 a companhia mobilizou 800 voluntários e impactou mais de 6.500 pessoas por meio de ações significativas
No Dia Internacional do Voluntário, a Porto reafirma seu compromisso com o cuidado, celebrando mais de 25 anos de impacto social por meio do Porto Voluntário, uma iniciativa liderada pelo Instituto Porto. Desde 1998, a empresa adota uma abordagem territorial em suas ações, priorizando o apoio a instituições localizadas próximas à sua matriz e sucursais em diferentes regiões do Brasil. Este esforço já mobilizou mais de 12 mil colaboradores voluntários e impactou diversas organizações ao longo dos anos.
O Porto Voluntário, exclusivo para colaboradores da companhia, oferece anualmente um catálogo diversificado de ações pontuais e recorrentes, permitindo que cada participante escolha onde e como deseja atuar. Em 2024, o programa apresentou resultados significativos: 800 voluntários ativos, 117 ações realizadas, 19.608 atendimentos e 6.536 pessoas impactadas.
As ações disponíveis para participação têm como base três pilares principais: educação, inserção no mercado de trabalho e promoção do bem-estar social. Entre elas, destacam-se iniciativas como trocas de cartas e rodas de conversa, que têm o objetivo de apoiar a alfabetização de crianças de 7 a 9 anos atendidas por instituições parceiras; aulas de inglês e espanhol para crianças da comunidade do Moinho, localizada no bairro de Campos Elíseos; hortas comunitárias e bingos com idosos.
Essas atividades ocorrem durante o horário de trabalho, incentivando o engajamento dos colaboradores e demonstrando a importância da iniciativa. Outro grande destaque do projeto é a adoção de uma estratégia de gamificação, onde cada hora dedicada ao voluntariado gera uma moeda social, posteriormente convertida em benefícios para as instituições parceiras.
Desenvolvimento de carreira
Para Letícia Sayuri, colaboradora da Porto e voluntária desde que entrou na Porto há 11 anos, o programa é uma oportunidade de contribuir à sociedade e crescer como pessoa. “Quando comecei a atuar como voluntária, descobri novas habilidades e percebi o quanto pequenas ações podem fazer diferença na vida das pessoas e na minha. Ser voluntária é descobrir o poder do coletivo”, afirma.
O programa de voluntariado da Porto se diferencia ao também mensurar o desenvolvimento profissional dos colaboradores envolvidos. Dados internos revelam redução no índice de turnover e aumento nas taxas de promoção entre os participantes, além disso, cerca de 25% dos voluntários atrelam as ações de voluntariado ao Programa de Desenvolvimento Individual – PDI.
“Quando colocamos essas ações em prática, observamos não apenas o impacto social, mas também uma melhora significativa na cultura organizacional e no fortalecimento dos vínculos entre nossos colaboradores. Além disso, realizamos pesquisas para identificar as competências mais desenvolvidas, e as habilidades de parceria e coragem estão sempre entre as mais destacadas”, comenta Mirian Mesquita, gerente do Instituto Porto.
Cultura do voluntariado
O Porto Voluntário nasceu com um olhar atento para o desenvolvimento local e a valorização das comunidades próximas, incluindo tanto a matriz quanto as sucursais da companhia em todo o Brasil. Ao longo de sua trajetória, a Porto manteve o foco em apoiar instituições da região, promovendo iniciativas que fortalecem o vínculo com o território e geram impacto positivo no social. Essa dedicação reafirma o propósito da companhia de ser um porto seguro, não apenas para seus clientes, mas para todas as pessoas ao seu redor.
“Mesmo após tantos anos liderando iniciativas voluntárias na Porto, sinto que é um privilégio e uma grande responsabilidade estar à frente desse projeto. A cada ano, buscamos engajar mais colaboradores e ampliar o impacto de nossas ações, sempre guiados pelo propósito de cuidado”, conclui Mirian.