Fundo de investimento da SulAmérica colabora com entrega de material didático em comunidades da Amazônia

Lançado há pouco mais de um ano, o fundo ESG Total Impacto FIA reverte 100% da taxa de administração para a organização, que atua na região amazônica

A Associação Vaga Lume, que promove a leitura em regiões da Amazônia Legal, impactou no ano passado 12.948 crianças em 86 comunidades rurais por meio da entrega de 9.299 livros e 76 leitores digitais. Esse trabalho foi realizado, em parte, com o apoio da SulAmérica Investimentos, que reverte 100% da taxa de administração do fundo Total Impacto FIA para a organização social. O total arrecadado por meio dessa parceria possibilitou a aquisição de materiais pedagógicos para nove comunidades nos municípios de Breves e Castanhal, no Pará, e Uarini, no Amazonas.

Fundo colabora com entrega de material didático em comunidades. Foto: Divulgação

Lançado em dezembro de 2019, o Total Impacto FIA foi o primeiro fundo ESG (ou seja, com critérios de impacto ambiental, social e de governança) da SulAmérica Investimentos. No ano passado, a gestora fechou uma parceria com a Consultoria Resultante, especializada na integração dos aspectos ESG na decisão de investimentos, para acelerar ainda mais esse tema dentro da companhia e lançou, ainda, o fundo Crédito ESG.

“Temos o compromisso de criar produtos de investimento de acordo com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Queremos oferecer para nossos investidores fundos que ajudem a sociedade de alguma forma, e o Total Impacto surgiu nesse cenário. Primeiro, discutimos sobre a estratégia do fundo e, depois, sobre qual organização ajudaríamos. Por fim, decidimos que seria alguma que atuasse na educação”, lembra Marcelo Mello, vice-presidente de Investimentos, Vida e Previdência da SulAmérica. “Escolhemos a Vaga Lume, pois o grande propósito da organização é levar a leitura para crianças que moram em comunidades afastadas dos grandes centros. Ver o resultado de uma ação como essa e poder colaborar com a iniciativa mostra que estamos no caminho certo”, reflete.

No processo de análise da composição do portfólio do Total Impacto FIA, o time de gestão avalia quais empresas participam de, pelo menos, dois dos quatro índices sustentáveis da BM&FBovespa: Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), Índice de Governança Corporativa (IGC), Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Com revisão trimestral, são pré-selecionadas cerca de 40 empresas por este primeiro filtro. Em seguida, a asset leva em consideração critérios mais qualitativos, como indicadores que medem o retorno sobre capital e o custo de capital.

A Associação Vaga Lume tem como meta empoderar 180 mil crianças e adolescentes a partir da promoção da leitura, por meio da gestão de 300 bibliotecas em comunidades rurais da Amazônia até 2030. Em 2020, a organização doou, ainda, mais de 80 mil máscaras, 4.755 faceshields, 62.500 peças de roupas, 340 cestas básicas e 1.200 unidades de álcool em gel para voluntários, escolas e postos de saúde da região.

Sobre a Vaga Lume

A Vaga Lume é uma organização social que atua há 20 anos em comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira com o propósito de empoderar crianças a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias. Atualmente a organização está presente em 86 comunidades rurais de 22 municípios da Amazônia. Para saber mais, acesse: https://www.vagalume.org.br

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas