Companhia aperfeiçoa processos e práticas internas com projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa, aquisição de crédito de carbono e revalidação do selo de carbono neutro
Maior player nacional nos segmentos de assistências, conveniências e serviços especializados, a Tempo ampliou sua estratégia para alcançar objetivos e metas de sustentabilidade em 2023 e nos anos seguintes, aperfeiçoando práticas e processos internos, entre os quais estão incluídos projetos de redução de gases de efeito estufa, aquisição de crédito de carbono e revalidação da certificação do selo de carbono neutro, entre outras ações.
Segundo a 25ª edição da Pesquisa Anual Global com CEOs da PwC (25th Annual Global CEO Survey), a proporção de empresas brasileiras com compromissos Net-Zero e carbono neutro supera a média global. Outra conclusão positiva do estudo, que ouviu cerca de 4.500 executivos de 89 países, é que 27% das companhias sediadas no Brasil assumiram algum tipo de compromisso de se tornarem neutras em emissões de gases de efeito estufa, enquanto a média global é de 22%. Como a Tempo, muitas organizações do País têm assumido uma agenda de compromissos voluntários para alcançar o Net-Zero até 2050, objetivo estipulado pelo Acordo de Paris.
“Nosso principal compromisso está alinhado com os objetivos da Agenda 2030 e do Acordo de Paris, que visa praticarmos de forma recorrente a neutralidade das emissões de gases do efeito estufa em nossas operações. Isso foi definido há mais de dois anos e, desde então, a Tempo vem anualmente medindo a sua pegada de carbono e tomando iniciativas para compensá-las”, enfatiza o CEO Gibran Marona
Em 2023 será o terceiro ano consecutivo em que a empresa medirá e compensará as emissões. A expectativa é concluir as etapas até o final do terceiro trimestre deste ano, além da publicação dos Relatórios de Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa referente ao período de 2020 a 2022 no portal Registro Público de Emissões, considerado o maior banco de dados públicos de inventários corporativos da América Latina. Além disso, por meio dessas iniciativas, obter em setembro, a compensação das emissões e a revalidação do selo carbono neutro, certificação que a companhia já detém desde 2020.
Para o futuro da Tempo, a meta é reduzir as emissões reforçando o compromisso da organização com a agenda de sustentabilidade.
Plano estratégico detalhado
Para alcançar tais objetivos, a Tempo contratou a consultoria Green Domus para elaboração do Relatório de Sustentabilidade, bem como o levantamento das emissões geradas, e a Carbonext, que a assessorou na seleção dos projetos, visando a adquirir os créditos de carbono.
Neste e nos próximos anos, a empresa planeja desenvolver projetos de mitigação das emissões geradas por operações, criando e implementando iniciativas que possibilitem a sua redução. Também está no plano estratégico da companhia, a estruturação de todas as suas áreas, a fim de possibilitar a compensação das emissões de forma rápida, tão logo um serviço tenha sido finalizado, as emissões geradas serão compensadas imediatamente.
“Antes, as emissões eram mensuradas após o encerramento do ano para posteriormente serem neutralizadas. A partir de 2023, o objetivo é revisarmos esse fluxo e compatibilizarmos a emissão e a compensação para que ocorram de forma simultânea”, explica o head de Sustentabilidade, Rodrigo Chu. Além disso, a Tempo também conta com a adesão de seus mais de 2.500 colaboradores e empresas parceiras que, em conjunto, contribuem no cumprimento à sua agenda sustentável.
“Responsabilidade ambiental e sustentabilidade são temas bastante valorizados por nossos colaboradores”, atesta o executivo. “Criamos um canal e um fluxo específicos de comunicação, a fim de deixá-los atualizados sobre as iniciativas, conquistas e mantê-los engajados”, conclui.
Conheça mais sobre as inciativas da Tempo em seu Relatório de Sustentabilidade.