Vitta lança Vittoria, uma inteligência artificial de triagem médica via WhatsApp para detecção precoce do câncer de mama e colo de útero, promovendo a saúde feminina e a conscientização no Outubro Rosa
No mês em que o mundo se pinta de rosa para conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a Vitta, corretora de planos de saúde e Hospital Digital integrante do Grupo Stone Co, apresenta uma inovação: a Vittoria. Este novo produto trata-se de um bot, desenvolvido com IA, para realizar uma classificação de risco com pacientes por meio de perguntas que abordam história familiar, comportamental e de saúde.
Olhar para dentro de si é essencial, e estar em constante acompanhamento médico pode fazer toda a diferença na detecção precoce do câncer de mama e colo. Cada minuto conta quando se trata dessa doença. É por isso que a Vitta criou a Vittoria, uma fusão de tecnologia e saúde que coloca o poder da prevenção na mão das mulheres.
“A Vittoria é um bot no WhatsApp equipado com inteligência artificial que realiza uma classificação de risco personalizada em apenas 5 minutos. Fazendo uma série de perguntas, a inteligência classifica o risco genético e comportamental para o desenvolvimento dos cânceres de colo e mama. Uma vez identificado o risco, ela irá informar qual a necessidade da pessoa em relação ao rastreamento e direcionar para o profissional de saúde para avaliar e desenhar os próximos passos’’, afirma Natália Madureira, Diretora Médica da Vitta.
A diretora também comenta como o diagnóstico precoce pode ajudar a salvar mais vidas. ‘‘Esse processo, rápido e eficaz, pode salvar vidas à medida que conscientiza e aproxima a pessoa da temática da prevenção e do diagnóstico precoce, além de permitir o direcionamento para a avaliação em saúde e da busca ativa daquelas pessoas que, sendo sinalizadas da necessidade de conversarem com o médico, ainda não buscaram cuidado” comenta Natália.
O câncer de mama é uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que sejam diagnosticados cerca de 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025. No entanto, quando diagnosticado no início, as chances de cura são muito maiores.
A Vittoria não apenas fornece essa análise vital, mas também disponibiliza um profissional de saúde dedicado para auxiliar a pessoa em seu próximo passo, caso seja necessário.
Essa novidade será disponibilizada apenas para os clientes e beneficiários que contam com os serviços da Vitta. “Quando você promove acesso à saúde e estimula essas colaboradoras a realizar os exames preventivos de rotina, você está levando mais qualidade de vida e bem-estar para essas mulheres. Além disso, contribui para um ambiente de trabalho mais acolhedor, seguro e colaborativo”, acrescenta a Diretora Médica.
Os departamentos de Recursos Humanos também receberão, de forma 100% sigilosa, alguns dados sobre quantos dos seus colaboradores podem ter predisposição ao câncer, permitindo que as empresas atuem proativamente na conscientização e prevenção da doença entre seus funcionários. Dessa forma, podendo oferecer o direcionamento adequado da profissional para um caminho de cuidado e podendo avaliar quais pontos necessitam de maior atenção entre o quadro de colaboradores.
“Vale ressaltar que todos os dados coletados pela Vittoria são tratados com o mesmo rigor que todos os demais dados de saúde, com base na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para garantir a privacidade e a segurança dos usuários. Nenhum dado sensível é compartilhado”, finaliza a diretora médica da Vitta.
Com essa novidade, a Vittoria chega para ser mais uma aliada da tecnologia para as mulheres cuidarem cada vez mais de sua saúde, e caso tenha propensão a desenvolver o câncer, que possa diagnosticar e se curar o mais rápido possível.