Evento alerta para o diagnóstico tardio de doenças crônicas
Nesta quarta-feira, 2 de junho, a Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde), em parceria com a AbbVie, biofarmacêutica global, promove a live “Saúde ocular baseada em valor – a jornada do paciente” para debater as complicações do diagnóstico tardio de doenças oftalmológicas. O webinar também abordará as medidas que podem ser tomadas por gestores e profissionais de saúde para minimizar o impacto da pandemia na saúde ocular dos pacientes.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no link: https://bit.ly/3fpvjSM. O debate será transmitido a partir das 16h pelo Zoom.
O protocolo de distanciamento social imposto pela Covid-19 fez com que as pessoas adiassem o acompanhamento médico, inclusive para cuidar dos olhos. Com o diagnóstico tardio, as doenças crônicas oftalmológicas se agravaram. Dados da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) apontam que 38,4% das pessoas com diabetes optaram por postergar suas consultas durante a pandemia, em 2020. No caso do descontrole da glicemia, maior a probabilidade de complicações do diabetes, como retinopatia diabética (responsável pela degeneração da retina).
O encontro online terá a participação de José Cechin, Superintendente Executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS); Reinaldo Ramalho, Consultor de Gestão Regulatória na Saúde Suplementar do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO); e Vanessa Pirolo, Coordenadora de Advocacy da ADJ Diabetes Brasil e escritora do livro ‘Doenças Crônicas – Saiba como Prevenir’. O debate será moderado pela Martha Oliveira, CEO da Laços Saúde e da Design Saúde, além de ex-CEO da ANAHP.