ANS abre inscrições para o edital do Projeto Cuidado Integral à Gestante e ao Neonato

Objetivo é selecionar experiências em atenção materna e neonatal e capacitar operadoras para solicitar certificação

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança, nesta quarta-feira 23/10/2024, um edital para participação no Projeto Cuidado Integral à Gestante e ao Neonato – Parto Adequado. Serão selecionadas até 30 experiências de operadoras de planos de saúde desenvolvidas, obrigatoriamente, em conjunto com um hospital/maternidade e uma clínica/consultório/ambulatório de pré-natal/puerpério.

O Cuidado Integral à Gestante e ao Neonato – Parto Adequado tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade da atenção na linha de cuidado materna e neonatal. Além da coordenação da Agência, o projeto possui a colaboração e o apoio de instituições parceiras, como a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein – SBIBAE e o Institute for Healthcare Improvement – IHI.

“Este é um projeto relevante para a saúde suplementar, especialmente para as gestantes, seus bebês e suas famílias. A incorporação e a disseminação das boas práticas na saúde materna e neonatal proporcionam a melhoria da qualidade e da segurança para esses beneficiários. Além disso, favorecem a sustentabilidade econômico-financeira das operadoras, já que o cuidado adequado evita desperdícios, minimiza riscos desnecessários e proporciona melhores desfechos em saúde”, declara o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes.

O aprendizado adquirido pelas operadoras durante a participação no edital contribuirá com o processo de Certificação de Boas Práticas na Linha de Cuidado Materna e Neonatal de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde (CBP Parto Adequado – Operadoras), instituída a partir da alteração da Resolução Normativa 506/2022, pela Resolução Normativa 572/2023.

Os grupos selecionados para o projeto Cuidado Integral à Gestante e ao Neonato terão apoio para o desenvolvimento e implementação do programa. Além disso, as operadoras com participação efetiva no projeto receberão uma pontuação adicional no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) do Programa de Qualificação Operadoras (PQO). Desse modo, a ANS busca incentivar a competição em qualidade no setor, estimulando as operadoras a aperfeiçoarem sua prática organizacional e assistencial relacionada ao parto e ao nascimento.

As operadoras interessadas em participar do processo seletivo deverão fazer a inscrição no Portal Operadoras, pelo site da ANS, no período de 24/10/2024 a 08/12/2024.

Clique aqui para acessar o edital do Projeto Cuidado Integral à Gestante e ao Neonato – Parto Adequado.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas