Startups poderão se inscrever até o dia 27 de março para a oportunidade de se conectar com 340 cooperativas e empresas do Sistema Unimed
O Lab Hub Unimed e a Eretz.bio, centros de inovação aberta, respectivamente, da Unimed do Brasil e do Hospital Israelita Albert Einstein, lançaram um desafio para startups com soluções inovadoras no setor da saúde que contribuam com o rastreamento precoce, diagnóstico, coordenação do cuidado, tratamento e assistência continuada relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições relativas ao neurodesenvolvimento. As startups interessadas devem apresentar produtos ou serviços já validados e/ou em estágio operacional capazes de atender às operadoras do Sistema Unimed e aos seus beneficiários. As inscrições para participação estão abertas até o dia 27 de março de 2024, por meio de formulário online.
Essa é uma oportunidade para as startups se conectarem com o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, que é líder do mercado de planos de saúde no Brasil, com cerca de 20 milhões de beneficiários. A jornada ainda possibilita parceria com o Lab Hub Unimed, mentoria com especialistas dos hubs de inovação promotores da iniciativa, possibilidade de aceleração na Eretz.bio e o intercâmbio de conhecimentos com especialistas da Eretz e do Sistema Unimed, que está presente em 90% dos municípios brasileiros e reúne cerca de 118 mil médicos cooperados e 143 mil colaboradores diretos.
As startups poderão apresentar soluções abrangendo tecnologias como inteligência artificial, gameficação, Software as Medical Device, medicina de precisão, monitoramento remoto, gestão e otimização de recursos, big data & analytics, além de soluções que apresentem suporte à família, a rede de apoio e a comunidade que esteja inserida, entre outras. As selecionadas devem ser divulgadas no dia 15 de abril e devem fazer um pitch para uma banca de avaliação composta por especialistas da Unimed e da Eretz.bio, competindo pelo reconhecimento como solução inovadora na área da saúde.
“O desafio é mais do que uma oportunidade de negócios; é a chance de fazer a diferença na vida de milhões de autistas e neurodivergentes, impactando positivamente no seu cotidiano. O Sistema Unimed quer promover a cultura da inovação em benefício da qualidade de vida dessas pessoas e busca constantemente parcerias que possam contribuir com a nossa missão de cuidar da saúde dos nossos clientes”, explica o superintendente de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil, Maurício Cerri.
Mais informações sobre o desafio estão disponíveis aqui.
TEA
O TEA, caracterizado por uma “tríade sintomatológica” que inclui restrições na comunicação, dificuldades no contato social e comportamentos repetitivos, afeta significativamente a vida de milhões de pessoas no Brasil. O Sistema Unimed tem investido na assistência a esses beneficiários, principalmente, por meio da rede própria de atendimento, que conta atualmente com 93 serviços de terapias especiais, além de uma ampla rede credenciada de prestadores de serviços.