Diretora-executiva da entidade, Vera Valente, falou sobre o impacto das fraudes em debate no CONARH Saúde 2023 com a presença de mais de 300 profissionais de RH de diferentes partes do país.
Enquanto as empresas buscam e discutem com cada vez mais frequência a gestão consciente de pessoas, custos e recursos, as fraudes são um problema para todo o sistema de saúde. Especialmente no caso dos planos de saúde coletivos empresariais – que representam atualmente mais de 80% do mercado brasileiro –, a área de recursos humanos é fundamental no sentido de levar informação, alertar e, principalmente, conscientizar seus colaboradores sobre o bom uso dos planos, os riscos e impactos que as fraudes têm sobre este que é um dos beneficiários mais desejados.
“As empresas e os departamentos de recursos humanos são fundamentais nesse trabalho de conscientização. As pessoas precisam entender que as fraudes têm impacto e se voltam contra elas próprias, aumentando o custo dos planos, colocando em risco a oferta desse tipo de benefício e até do próprio emprego”, explica a diretora-executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Vera Valente, durante debate no CONARH Saúde 2023, realizado em 31 de maio.
Na oportunidade, a diretora-executiva apresentou a Campanha Saúde Sem Fraude, www.saudesemfraude.com.br, lançada em março deste ano com o objetivo de alertar, informar e coibir a prática das fraudes na saúde suplementar. Vera trouxe uma série de exemplos de fraudes praticadas como a adulteração do código de procedimento para a realização de procedimentos estéticos e o fracionamento do recibo para reembolso e alertou sobre os riscos de passar login e senha do plano para terceiros.
Durante o CONARH Saúde, a diretora-executiva da FenaSaúde participou de painel sobre o tema “Como Melhor Investir na Saúde”, acompanhada de José Ricardo Amaro, diretor de RH da GRSA COMPASS, e Valquíria Cunha da Rocha, diretora-geral da Telefónica, sob a moderação de Claudio Tafla, presidente da Aliança Para a Saúde Populacional – ASAP. Como patrocinadora do evento, a entidade marcou presença também com um estande no local para tirar dúvidas sobre as fraudes nos planos de saúde empresariais, além de distribuir folhetos informativos sobre o assunto.