Healthtech trabalha para ajudar o RH a mapear a saúde da população de sua empresa e também os colaboradores no cuidado preventivo
As tecnologias inovadoras em produtos e serviços têm desempenhado um papel cada vez mais importante na área da saúde e do cuidado preventivo. Diante deste cenário, a corretora de benefícios corporativos de saúde, Pipo Saúde, tem investido em tecnologia para coletar dados para o RH da empresa estar munido com informações relevantes para cuidar da sua população e para o colaborador cuidar da sua saúde. Assim, já conseguiu respostas de mais de 9 mil colaboradores e pôde trazer panoramas e tendências de saúde populacional, assim como oferecer uma jornada personalizada e um atendimento primário qualificado.
Com a aplicação de questionários de saúde na Área do Membro – plataforma exclusiva feita para os colaboradores das empresas clientes tirarem dúvidas sobre os benefícios de saúde e entrarem em contato com o Time de Saúde da Pipo – a empresa conta com uma poderosa ferramenta para mapear a saúde da equipe daquela empresa. A partir desse mapeamento, o Time de Saúde da Pipo entra em ação, identificando as necessidades da população daquela empresa, coordenando iniciativas de saúde sob medida para atendê-las e cuidando proativamente daqueles colaboradores que possuem condições de saúde ou apresentam algum risco.
“Construímos o Questionário Minha Saúde dentro da Área do Membro, onde os colaboradores respondem perguntas rápidas sobre saúde e onde conseguimos mapear perfil demográfico e de diversidade, saúde mental, hábitos como sedentarismo, consumo de álcool e tabaco. Com as informações, é possível entender o perfil da população segurada e quais são os principais pontos de atenção para, assim, aplicarmos programas e iniciativas de saúde, de acordo com as necessidades identificadas”, comenta Manoela Mitchell, CEO e cofundadora da Pipo Saúde.
Assim, não apenas é possível avaliar os riscos, mas também agir proativamente para cuidar do bem estar de todos. As análises técnicas detalhadas dos resultados são então compartilhadas por meio do Comitê de Saúde com as empresas clientes.
“De acordo com o resultado do questionário, o colaborador pode ainda receber a orientação para entrar em contato com o Time de Saúde”, explica a CEO. Além disso, o Time de Saúde pode entrar em contato proativamente com membros que tenham condições preexistentes ou pontos de atenção nas respostas, através do nosso programa de Busca Ativa”, complementa.
As respostas ao questionário também oferecem um feedback para o membro e é possível avaliar a saúde mental a qualquer momento na tela inicial da Área do Membro, além de poder acompanhar o seu histórico de respostas.