Rede Santa Catarina investe em saúde mental e antecipa novas regras de trabalho

Com programa estruturado, equipe treinada e ações contínuas, Instituição se consolida como referência no cuidado emocional de colaboradores

Elaine Regina Ferreira

Com a entrada em vigor da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), em 25 de maio de 2025, todas as empresas brasileiras serão obrigadas a identificar, documentar e gerenciar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

A Norma, que integra o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), amplia o foco da segurança do trabalho no país. Além dos riscos físicos, químicos e biológicos, passa a incluir também fatores psicossociais no ambiente de trabalho.

Mas a Rede Santa Catarina já saiu na frente: desde outubro de 2024, vem implementando um robusto pacote de ações voltadas à promoção da saúde mental de seus colaboradores, tornando-se uma referência no setor.

Acolhimento estruturado e formação certificada

Uma das iniciativas da Rede Santa Catarina foi a formação de 40 colaboradores com certificação internacional em Primeiros Socorros em Saúde Mental. Médicos, enfermeiros, profissionais de gestão de pessoas e de diferentes áreas foram capacitados para atuar como Agentes de Suporte ao Acolhimento (ASA) — profissionais preparados para reconhecer sinais de sofrimento emocional, oferecer um acolhimento treinado e orientar os colegas para os canais adequados de apoio.

“A saúde mental sempre foi uma prioridade para nós, e a atualização da NR-1 apenas reforça o caminho que já estávamos trilhando. Ao nos anteciparmos às exigências da Norma, conseguimos estruturar um cuidado verdadeiro e próximo dos nossos colaboradores, que agora contam com profissionais preparados para oferecer acolhimento e direcionamento adequado desde o primeiro sinal de sofrimento”, afirma Elaine Regina Ferreira, diretora Executiva de Gestão de Pessoas e ESG da Rede Santa Catarina.

Tecnologia, acesso e cuidado contínuo

Além do programa ASA, a Rede Santa Catarina também estruturou uma série de iniciativas complementares voltadas ao cuidado com a saúde mental dos seus colaboradores. Entre as ações estão:

  • Programa de Apoio e Assistência ao Colaborador (PAAC), que oferece suporte individualizado a quem enfrenta dificuldades emocionais;
  • Acesso a uma rede credenciada de psicologia, psiquiatria e internação via plano de saúde;
  • Ferramentas especiais para o bem-estar emocional que ampliam o acesso ao cuidado de forma prática e segura;
  • Oferta de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para colaboradores identificados com necessidade em exames periódicos ou orientados pela equipe de saúde ocupacional;
  • Telemedicina com especialistas em psiquiatria, permitindo atendimento ágil e resolutivo;
  • Programa Ser: workshop direcionado aos líderes, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre os principais desafios de saúde mental e possíveis estratégias de prevenção e intervenção no ambiente de trabalho, cultivando relações saudáveis e o bem-estar coletivo. Trabalhando, assim, no time de líderes, o letramento dos fatores psicossociais que levam ao adoecimento;
  • Mapeamento do Risco Psicossocial: com 100% das áreas mapeadas este ano;
  • Mapeamento em Saúde Mental: permite estratificar e priorizar as ações coletivas, como atuar na coordenação do cuidado do colaborador.

Mais do que apenas cumprir uma norma, a Rede Santa Catarina vem promovendo um movimento institucional para consolidar uma cultura organizacional mais humana, na qual o cuidado com a saúde emocional ocupa posição central. A área de Gestão de Pessoas tem revisado políticas internas e adaptado processos para incluir, de forma estruturada, ações de prevenção e enfrentamento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

“Nosso objetivo é ir além do cumprimento das normas, até porque, este cuidado já está no nosso DNA e iniciamos bem antes da exigência legal. Queremos criar um ambiente seguro, acolhedor e saudável — onde cada colaborador se sinta visto, respeitado e apoiado, tornando-os melhores para o trabalho, no exercício de suas atividades. Esse tem sido nosso foco e a nossa diretriz em tudo que fazemos.”, conclui Elaine.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas