Com 38 mil colaboradores, UnitedHealth Group Brasil, maior grupo de saúde do país, intensifica as campanhas de comunicação e o acesso aos serviços disponíveis internamente e externamente
De acordo com estudo realizado pela Fiocruz com dados do Brasil e Espanha, e publicado no Journal of Medical Internet Research, sintomas de ansiedade e de depressão afetaram 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia da COVID-19, no Brasil e na Espanha. Mais da metade sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo; 44,3% têm abusado de bebidas alcoólicas; e 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono. Entre eles estão os trabalhadores da saúde, que tiveram as vidas significantemente impactadas pela pandemia. Tal cenário levou as empresas do setor a aumentarem o suporte à sua força de trabalho durante o período de pandemia. No UnitedHealth Group Brasil, grupo que realiza operação de planos de saúde e reúne 31 hospitais no país, o agravamento desse cenário levou a companhia a atuar em duas frentes: intensificação das campanhas de comunicação e do acesso aos serviços disponíveis a esses públicos.
Uma das iniciativas é o acesso a suporte remoto de saúde mental com especialistas, 24 horas por dia, por meio do Programa de Apoio ao Colaborador (PAC), que, só em 2020, registrou mais de 8.300 acessos para consultas com psicoterapeutas – um aumento de 92% em relação a 2019. Em paralelo, a empresa mantém um programa interno de apoio mútuo entre colaboradores, chamado UnitedCares, para casos de COVID-19, saúde mental e violência doméstica, que viabiliza uma corrente de solidariedade onde um colega saudável oferece suporte a outro que necessita e à família dele, se necessário.
Em agosto, foi criado o Mente Viva, programa do UnitedHealth Group Brasil para fortalecer ainda mais a atenção com a saúde mental dentro das unidades da empresa. A intenção é estimular a construção de uma cultura que impulsione a reflexão sobre o cuidado em saúde mental entre os colaboradores para buscar superar os preconceitos, estigmas e tabus em torno do tema. E contagiar a todos com uma forma mais criativa e resiliente de se encarar a vida e o trabalho.
Outra ação realizada pela empresa foi a reformulação dos pilares do programa de qualidade de vida e bem-estar, o Viver Bem. Para se reforçar a importância do autocuidado, dicas foram desdobradas e houve o detalhamento das ferramentas de suporte à força de trabalho e aos colaboradores através de seis eixos: Social, Emocional, Físico, Profissional, Espiritual e Financeiro. Em busca do entendimento de forma mais imediata das necessidades dos colaboradores foi criado o Comitê de Bem-Estar, com participação de equipes de diversos negócios e diretorias para buscar formas mais ágeis de apoio aos profissionais.
Para enfrentar a fadiga pandêmica, o UnitedHealth Group também promoveu uma série de ações de descompressão, como a realização regular de lives descontraídas em datas festivas como festa junina, Dia das Mães, Dia dos Pais e Fim do Ano. Além de atividades específicas em unidades hospitalares, como sessões de alongamento e massagem, rodas de conversa para apoio e reforço psicológico, e acolhimentos individuais por meio de plantões de atendimento psicológico.
A empresa também passou a realizar, desde abril, uma série de lives chamada “Capital Humano Presente”, com o objetivo de cuidar ainda mais da saúde mental e do bem-estar emocional dos colaboradores. Esse encontro ocorre ao menos uma vez por mês e traz sempre um convidado para um bate-papo que busca informar e entreter. Entre os temas já abordados estão mitos e verdades sobre doenças mentais; a relação entre a atividade física e a saúde mental; vida financeira e a saúde mental; ansiedade e a depressão pós-pandemia; e a relação entre a gestão do tempo e a saúde mental, entre outros assuntos.
Todos os colaboradores também podem se engajar, como clientes da Amil, no consistente programa de Saúde Mental que a empresa oferece e que atualmente assiste continuamente a mais de 4.200 pessoas, 50% a mais do que em 2020. Também têm acesso à plataforma de atividades físicas e de bem-estar a qual a empresa oferece subsídio, que passou a contar com serviços de saúde mental, emocional e de meditação.
“Estima-se que mais de 18 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade e 12 milhões, de depressão. Ou seja, estamos falando de uma questão capaz de impactar as pessoas individualmente, mas também a sociedade e a economia global. Como organização de saúde, queremos desmistificar a questão da saúde mental e impedir que ela seja minimizada. Como gestores de pessoas, precisamos estar atentos para esse problema social, garantindo um ambiente em que os nossos colaboradores permaneçam saudáveis. É importante que o tema seja tratado com seriedade e frequência”, destaca o vice-presidente de Capital Humano do UnitedHealth Group Brasil, Ricardo Burgos.
Externamente, a Amil lançou, em janeiro deste ano, a campanha “Saúde mental, o cuidado de um novo tempo, no seu tempo”. O tema ganhou ainda mais relevância durante a pandemia com a previsão de aumento dos casos de ansiedade, depressão e burnout. A campanha, elaborada pela agência BETC Havas, vem sendo transmitida em TVs, rádios e redes sociais. As peças chamam a atenção para situações que não devem ser minimizadas e podem sinalizar indícios de uma saúde mental abalada, como a falta de disposição, choro compulsivo, medo excessivo e falta de ar.
Desde o início da pandemia até maio deste ano, o canal de telessaúde da Amil registrou mais de 6.500 atendimentos de urgência em saúde mental. O maior pico de atendimentos foi em maio, com cinco vezes mais consultas do que em janeiro de 2021. Os beneficiários têm acesso à telepsicologia por meio do site, aplicativo Amil Clientes ou pelo telefone Amil Ligue Saúde (0800-073-2121), onde passam por um atendimento prévio com um profissional da enfermagem e, caso seja identificada a necessidade de suporte emocional imediato, é direcionado para atendimento virtual com um psicólogo. O plantão de atendimento psicológico virtual funciona todos os dias, incluindo fins de semanas e feriados, das 7h às 22h.