Setor de autogestão inicia esforço coletivo inédito para combater fraudes na saúde suplementar

Filiadas à UNIDAS adotam plataforma da Neurotech para mitigar riscos de golpes

Responsáveis por um comprometimento negativo de até 12% da receita das operadoras, o que significa um dano potencial de R$ 34 bilhões, as fraudes passaram a ser um dos maiores desafios para as operadoras de saúde do país. Desde que estes números foram estimados pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), iniciativas individuais de algumas operadoras começaram a surtir efeito. Agora, um grupo de empresas reuniu esforços, assim como já acontece em outros setores, como o financeiro, e-commerce e automóveis, para enfrentar o problema de forma conjunta. Cinco operadoras filiadas à UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) passaram a adotar a plataforma de combate aos abusos e fraudes da Neurotech, empresa do grupo B3 especializada na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial e Big Data. Juntas essas operadoras congregam 25 % dos mais de quatro milhões de vidas atendidas pela UNIDAS.

A autogestão é o segmento da saúde suplementar no qual a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. A UNIDAS corresponde a quase 10% do total de vidas do setor de saúde suplementar brasileiro.

“A parceria estabelecida entre a UNIDAS e a Neurotech marca um importante avanço no combate às fraudes no setor de saúde suplementar. Ao unirmos esforços com uma solução inovadora que utiliza inteligência artificial e Big Data, estamos promovendo uma transformação no enfrentamento desse desafio crítico, que afeta diretamente a sustentabilidade das operadoras. O trabalho colaborativo entre nossas filiadas fortalece o compromisso com a transparência e eficiência, garantindo uma gestão mais robusta e segura dos recursos destinados à saúde. Com essa iniciativa, esperamos não apenas mitigar os impactos econômicos das fraudes, mas também criar um modelo que inspire outras operadoras a adotarem práticas mais modernas e eficazes, gerando um impacto positivo em toda a cadeia de saúde suplementar no Brasil”, afirma Mara Assim PMO da UNIDAS.

O Vice-Presidente de Inteligência para Saúde da Neurotech, Marco Antunes, explica que a plataforma combina dados estruturados e dados não estruturados das operadoras e traz insights de predição/ classificação de comportamentos abusivos e de fraudes no segmento da Saúde Suplementar. Outro benefício proporcionado por ela é a possibilidade da devolutiva e pagamento ágil de reembolso em processos idôneos

“Para isso, a solução incorpora técnicas avançadas de IA e Big Data relacionados a dados públicos e do Neurolake (plataforma de dados da Neurotech). Todas essas análises ocorrem de forma ágil, possibilitando tomadas de decisões mais precisas. “O fato de que essas operadoras tenham optado por uma ação conjunta neste sentido representa um marco para o setor e tem potencial de servir de inspiração para outras operadoras de saúde e mercados”, diz Antunes.

De acordo com ele, atuar sobre dados de forma coletiva, mas garantindo segurança e privacidade destes dados permitirá à plataforma apoiar a identificação de comportamentos abusivos que antes não eram possíveis quando aplicada individualmente em uma única operadora. “Um dos casos que pode ser citado como exemplo é a solicitação de reembolso em mais de uma operadora em transações nas quais o valor dos reembolsos pode ultrapassar o valor cobrado pelo serviço prestado”, argumenta.

Como forma de dimensionar o potencial de sucesso o executivo informa que a plataforma da Neurotech já conseguiu evitar perdas superiores a R$ 30 milhões relacionadas a tentativas de recebimento ilegal de recursos por meio de golpes nos pagamentos de reembolsos, por exemplo.

“Os volumes de golpes detectados e impedidos, colaboram para tornar o ecossistema de saúde brasileiro cada vez mais sustentável do ponto de vista econômico. Isso assegura a oferta de produtos e serviços cada vez mais acessíveis ao consumidor, acionando as engrenagens para um círculo virtuoso de crescimento”, conclui.

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