A Simetria Brasil, uma das maiores plataformas e assessoria de vendas do País nos segmentos de planos de saúde, odontológicos e seguros saúde, suspendeu, a partir de 1° de junho, a comercialização dos produtos diretos (PF e PME) da operadora Hapvida NDI.
Em comunicado ao mercado e aos parceiros de negócios, os diretores-executivos da companhia explicam que a Simetria foi obrigada a tomar essa decisão após a empresa ter sido “surpreendida com a repentina suspensão unilateral dos envios de relatórios e pagamentos de comissões de todas as vendas efetivadas, devidamente implantadas e ativas dos meses de abril e maio”.
“Trata-se de ato indevido, não justificado, típico do exercício abusivo de poder econômico e dominante, e que impacta não só diretamente nossas atividades, como ainda traz reflexos a mais de 4 mil famílias envolvidas no projeto de vendas, que também estão sendo prejudicadas e desrespeitadas”, segue a nota.
Para a diretoria da Simetria Brasil, a operadora agiu de “forma irresponsável”. O Grupo, entretanto, decidiu arcar com os prejuízos dos corretores. “Mantendo a integridade, transparência e moralidade em que o Grupo Simetria Brasil sempre se pautou nos 16 anos de história no mercado nacional de saúde, vamos honrar o pagamento integral de todas as comissões devidas”, garante o diretor-executivo, André Beraldo de Morais.
O executivo pediu paciência aos parceiros quanto à liberação dos pagamentos das comissões. “Em razão dos impactos sofridos e diante das dificuldades que nos foram impostas, contamos com a compreensão de todos caso venha a ocorrer algum atraso, pois estamos suprindo manualmente a falta de informações que nos deveriam ter sido prestadas a tempo e modo pela Hapvida”, justifica.
A Simetria Brasil afirma, no final do comunicado, que estuda medidas judiciais para “salvaguardar os direitos que foram violados”, além disso vai solicitar a apuração dos responsáveis pelos prejuízos causados à empresa e aos corretores.