Sistema Unimed lidera, por mais um ano, a avaliação oficial dos planos de saúde no Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, na sexta-feira (27), os resultados finais do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, IDSS 2024, ano-base 2023: 16 das 18 operadoras com nota máxima são Unimed

A Unimed é destaque do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2024, ano-base 2023), principal avaliação setorial realizada anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre as 18 operadoras médico-hospitalares que obtiveram nota máxima na avaliação, 16 são cooperativas Unimed, totalizando 89% de participação: Unimed Amparo (SP), Unimed Belo Horizonte (MG), Unimed Chapecó (SC), Unimed Federação Paraná (PR), Unimed Fesp (SP), Unimed Fronteira Noroeste/RS (RS), Unimed Litoral (SC), Unimed Londrina (PR), Unimed Nordeste/RS (RS), Unimed Ponta Grossa (PR), Unimed Porto Alegre (RS), Unimed Ribeirão Preto (SP), Unimed Sul Capixaba (ES), Unimed Uberlândia (MG), Unimed Vale do Sinos (RS) e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (RS).

As cooperativas médicas conquistaram também a melhor avaliação entre todas as modalidades da saúde suplementar, alcançando a nota 0,8279, com incremento significativo em relação ao período anterior. Já o mercado geral registrou uma queda na avaliação. Além disso, o Sistema Unimed é responsável por 82 das 128 operadoras (64%) classificadas na faixa de excelência do IDSS, com desempenho superior a 80%.

Omar Abujamra Junior

Das 269 operadoras do Sistema Unimed avaliadas pela ANS, 223 estão classificadas nas duas melhores faixas de desempenho, são 83% em comparação aos 71% do segmento. Além das cooperativas, o Sistema Unimed se destaca nas áreas de seguro-saúde e odontologia. A Seguros Unimed lidera a modalidade com uma nota de 0,8798, e a Unimed Odonto obteve uma avaliação de 0,8421, ambas na faixa de excelência. As notas variam de 0 a 1,00 e são compostas por indicadores diversos.

O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, comenta que o desempenho é reflexo do foco da marca na qualidade assistencial. “Nossas cooperativas, mais uma vez, se destacam no IDSS, consolidando sua posição como referência em qualidade e inovação no setor de saúde suplementar. Temos investido em iniciativas de prevenção e promoção da saúde, na obtenção de acreditações e avaliações contínuas que nos permitem aprimorar os serviços prestados aos nossos 20,9 milhões de clientes nos planos de saúde e odontológicos”, afirma.

Os dados da ANS revelam que o desempenho consolidado da saúde suplementar apresentou queda, com o índice setorial passando de 0,7899 em 2022 para 0,7805 em 2023. Entre as 894 operadoras avaliadas, 833 tiveram suas notas divulgadas, sendo 616 operadoras de planos médico-hospitalares, com um índice médio de 0,7810, e 217 operadoras exclusivamente odontológicas, com um índice médio de 0,7789.

O IDSS avalia as operadoras de planos de saúde em quatro dimensões: qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação. A análise é realizada anualmente pela ANS.

Os resultados completos da avaliação estão disponíveis na página da Agência. Clique aqui

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas