Resultado reflete uma combinação de iniciativas orgânicas e aquisições
A Alper Consultoria em Seguros encerrou o terceiro trimestre do ano com crescimento de 91,8% na sua receita líquida na comparação com o mesmo período de 2021, para R$ 69 milhões. O Ebitda ajustado atingiu R$ 13,4 milhões, com expansão de 114,7%. No acumulado do ano, a receita líquida apresentou avanço de 73,2% e o Ebitda ajustado ficou em R$ 35,2 milhões, com margem de 20,5%.
De acordo com o CEO, Marcos Couto, o resultado reflete uma série de iniciativas orgânicas e aquisições que a empresa vem realizando. Entre elas, o executivo destaca a aquisição da Almeida Budoya, uma das maiores e mais tradicionais corretoras do interior de São Paulo, e a maior aquisição da Alper até hoje. “Seguimos ganhando escala com M&A. O resultado do trimestre já incorpora boa parte da receita da Almeida Budoya. Além do forte crescimento orgânico na maioria das unidades de negócio, com destaque para Riscos Corporativos, Transporte e Agro”, revela. Nos últimos cinco anos a Alper realizou a aquisição de 12 corretoras, o que representa cerca de R$ 122 milhões em receita anual.
Couto destaca ainda o forte desenvolvimento digital que vem contribuindo para o crescimento orgânico da companhia. Entre as iniciativas nesta área estão o Alper Digital, programa de aceleração de startups que está em sua quarta edição; o Desenvolvimento de plataformas digitais para a unidade Agro, voltada para o gerenciamento de riscos, contribuindo para identificar possíveis falhas no processo e evitando sinistros, entre outros.
Vale destacar ainda o aumento na diversificação de receita da Alper. Entre as unidades da companhia, a de Benefícios e Previdência apresentou crescimento de 40,7%, Riscos Corporativos avançou 180,8%, Transportes registrou expansão de 120,2% e Automóveis alta de 44,3%. Já o Agro registrou o surpreendente crescimento de 1.081,9%, puxado, principalmente, pela aquisição da JDM e pela parceria com a AgroGalaxy, além do excelente desempenho do setor no Brasil desde o ano passado.
“Nossos números revelam que estamos no caminho certo de crescimento e consolidação do mercado de corretagem de seguros. Estamos sempre atentos às inovações tecnológicas que possam agregar ao nosso negócio. Além disso, continuamos com forte apetite por aquisições e seguimos atentos às oportunidades do mercado”, afirma Couto.