Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, anunciou a expansão de seus recursos de modelagem e consultoria de catástrofes na América Latina com a aquisição da ERN (Evaluación de Riesgos Naturales), uma empresa com sede no México, líder em modelos de avaliação de riscos.
A aquisição visa agregar valor aos clientes seguradores da Aon, que enfrentam três questões-chave ao lidar com catástrofes naturais e volatilidade climática: o custo crescente de perigos secundários, a capacidade de entender um clima em evolução e a necessidade de criar uma visão personalizada de risco para tomar melhores decisões de negócios. A Aon está trabalhando com os clientes para desenvolver sua própria visão de risco — um componente importante para alcançar a diferenciação necessária para resultados de renovações bem-sucedidos no mercado de resseguros cada vez mais complexo.
Na última década, a América Latina sofreu perdas seguradas de US$ 64,4 bilhões, predominantemente causadas por ciclones tropicais, seguidos por terremotos, secas e inundações. Em resposta a esses desafios, a aquisição da ERN expande o conjunto de modelagem de catástrofes da Aon, introduzindo modelagem de terremotos e furacões para a América Latina e Caribe.
O negócio une-se a Reinsurance Solutions e irá colaborar com o time de Impact Forecasting da companhia, cujo conjunto de modelagem permite que as empresas analisem os impactos financeiros de eventos catastróficos com o objetivo de desenvolver estratégias eficazes de resseguro, subscrição e gerenciamento de exposição.
“A aquisição alinha-se à posição global da Aon como líder em soluções de dados e análises, ao nosso foco no desenvolvimento de modelos de catástrofes na América Latina e ao nosso uso da pesquisa científica, das colaborações acadêmicas e à análise robusta para construir soluções de risco inovadoras para os setores público e privado”, disse Keith Lawler, managing director de Reinsurance Solutions para a América Latina da Aon. “Estamos muito contentes em dar as boas-vindas à equipe da ERN, já que compartilhamos o compromisso de ajudar nossos clientes seguradores a se diferenciarem, tanto em sua compreensão de como as mudanças climáticas e as catástrofes naturais afetam seus negócios, quanto em como eles comunicam essa visão do risco aos seus ressegurados”.
Fundada em 1996, a ERN desenvolveu recursos de modelagem específicos para a América Latina que estão respaldadas por uma sólida experiência e pesquisa. Lawler assumirá a função de CEO deste negócio e os fundadores da ERN, Eduardo Reinoso e Mario Ordaz, irão incorporar-se à Aon como senior scientific advisors.
“Durante os últimos 26 anos, a ERN construiu uma marca muito respeitada e utilizou uma ampla gama de plataformas de modelagem que tem ajudado os clientes a analisar diversos riscos”, disse o Dr. Ordaz. “Estarmos junto à Aon pode nos levar ao próximo nível em termos de alcance e entrega, contribuindo ainda mais para reduzir as possíveis perdas humanas e materiais derivadas de catástrofes naturais e antrópicas”.
A aquisição expande os amplos esforços da Aon para quantificar catástrofes naturais e riscos climáticos globalmente. A Aon está colaborando com as principais instituições acadêmicas em todo o mundo para entender e aplicar melhor a evolução da pesquisa climática, incluindo, mais recentemente, com a Merced e a Universidade da Califórnia, Los Angeles, para implementar a mais recente ciência sobre mudanças climáticas e pesquisa do modelo de catástrofes de incêndio florestal da Aon nos EUA.
Os termos da transação, que já foi concluída, não foram revelados.