– A maratona deste ano será voltada ao desenvolvimento de soluções para monitoramento da propriedade rural;
– Empresa pretende dar visibilidade a projetos que promovam transformações no agronegócio do país
A edição de 2023 do Agrohackaton, maratona tecnológica que tem o objetivo de fomentar a inovação e o desenvolvimento de tecnologias voltadas à gestão de riscos rurais no Brasil, vai desafiar os participantes a desenvolver soluções para monitoramento da propriedade rural. A BB Seguros é apoiadora da competição, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, com encontros simultâneos em Curitiba, Pato Branco, Assis Chateaubriand e Ibiporã, cidades do Paraná.
“A inovação tem sido cada vez mais um ponto central na estratégia de negócios da BB Seguros. Temos buscado parcerias que ajudem a acelerar a evolução do mercado de seguros no Brasil, bem como de soluções de proteção para o agronegócio, mercado no qual temos um longo histórico de sucesso”, afirma Amauri Vasconcelos, Presidente da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “O apoio ao Agrohackathon 2023 é parte desse anseio, já que eventos como esse representam uma oportunidade de projeção para grandes talentos, capazes de impactar positivamente toda uma cadeia de negócios”, acrescenta.
Os participantes do Agrohackathon 2023 irão formar times interdisciplinares, englobando estudantes universitários e pós-graduandos, alunos de instituições de ensino agrícola e profissionais atuantes no mercado. As equipes terão como objetivo criar projetos com soluções tecnológicas direcionadas aos agricultores e outros componentes da cadeia de produção do agronegócio.
Os vencedores, que serão anunciados no dia 22 de setembro, terão direito a uma premiação que inclui aparelhos eletrônicos, como notebooks e celulares. Além disso, os desenvolvedores do projeto vencedor vão poder desfrutar de oportunidades de negócios, visibilidade e reconhecimento de suas ideias e talentos.
O Agrohackathon abre perspectivas tanto a estudantes, quanto a profissionais formados, além de gerar valor e contribuir para a resolução de gargalos do agronegócio, setor relevante da economia brasileira. O evento, criado em 2018, é uma iniciativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) juntamente com o Sistema Faep/Senar-PR, a Agrociência Cooperativa e a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), com o apoio institucional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O que é um “hackathon”?
Hackathon é uma palavra inglesa, formada pelos vocábulos to hack (fatiar, quebrar, alterar ou ter acesso a um arquivo ou rede) e marathon (maratona). Trata-se, portanto, de uma maratona de desenvolvimento, no formato de um evento que reúne equipes de desenvolvedores para solucionarem, juntos, um desafio predefinido pela organização. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados e os seus desenvolvedores.
Para saber mais sobre o Agrohackathon 2023, visite o site do evento.