Levantamento da empresa destaca aumento em relação ao mesmo período de 2022
A Assist Card – referência em assistência integral aos viajantes – alcançou crescimento de 25% em apólices de seguro-viagem emitidas de janeiro a abril de 2023, em relação ao mesmo período de 2022.
Destinos na Europa e nos EUA impulsionaram o crescimento da busca por seguro-viagem no primeiro quadrimestre deste ano. “A demanda para destinos na América do Sul não exibiu o mesmo desempenho em virtude do fim da obrigatoriedade de seguro em alguns países do continente, como Argentina, Chile e Uruguai, medida que estava em vigor no ano passado”, explica Alexandre Camargo, country manager da Assist Card para o Brasil.
O crescimento da emissão de apólices veio acompanhado de uma redução de 22% nos pedidos de assistência no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve a primeira onda da variante Ômicron do coronavírus. “No primeiro trimestre de 2022, tivemos um pico incomum de assistências em função da cobertura de Covid Extra, que lançamos para atender aos viajantes que não podiam retornar ao Brasil por testarem positivo para a Covid. Como este ano a situação está mais normalizada é natural observarmos uma queda no número de assistências”, comenta Camargo.
Bagagem extraviada
O levantamento da Assist Card aponta também que o índice de assistências por extravio de bagagem caiu cerca de 10% de janeiro a março desde ano, comparado ao mesmo período de 2022. Segundo a empresa, esta queda é consequência da normalização da situação crítica que houve na Europa no ano passado, quando houve um pico incomum de malas perdidas.
No primeiro trimestre deste ano, a Europa liderou os pedidos de assistências, com 37%. Em seguida estão a América do Sul, com 31%, e os Estados Unidos, com 21%.
Para que o cliente não dependa apenas da resolução da companhia aérea, em caso de extravio de bagagem, a Assist Card tem um serviço que permite a localização e indenização se a bagagem não for localizada em até 96 horas após o extravio. O produto já está incluso nas apólices sem nenhum custo adicional.
O primeiro passo para iniciar o processo de recuperação de bagagens é abrir imediatamente a ocorrência junto à companhia aérea. Ao abrir a reclamação, será fornecido um protocolo conhecido como PIR. Este número deve ser informado para a Assist Card no máximo até 24 horas após a perda da bagagem. Se após a abertura do processo as malas não forem localizadas em até 96 horas, o passageiro terá direito à uma indenização de até USD 1.200.