Estabelecimento das SPOCs contribui para o avanço do Open Insurance, regulamentado pela Susep
A B3, a bolsa do Brasil, assinou contrato para ser a fornecedora de infraestrutura tecnológica para a primeira Sociedade Processadora de Ordem do Cliente (SPOC) do mercado de seguros. Trata-se da Guru SPOC, empresa recém-criada que funcionará como provedora de utilidades para os intermediários de seguro e seus clientes.
As SPOCs são empresas credenciadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para realizar atividades de processamento de pedidos dos clientes, dentre outros serviços, e devem entrar em completo funcionamento na conclusão da Fase 3 do Open Insurance, também conhecida como “Efetivação de Serviços”, com obrigatoriedade prevista para maio de 2024.
Na prática, a SPOC funcionará como um agregador ou comparador de diferentes serviços para que o consumidor possa aproveitar as vantagens do Open Insurance. Será por meio dela, por exemplo, que o cliente poderá fazer uma comunicação de sinistro ou contratação de determinada ou portabilidade de apólice.
“Desde dezembro de 2021, a B3 tem contribuído com as seguradoras no cumprimento das exigências regulatórias e agora faz todo sentido atuarmos com as SPOCs. Esse é um passo importante para a concretização do Open Insurance e fundamental para um momento posterior, que será a integração com o Open Banking, criando o Open Finance”, comentou Ícaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de Produtos de Seguros da B3.
“A Guru Spoc oferecerá uma verdadeira plataforma digital one-stop-shop de intermediação e gestão aos corretores e intermediários parceiros (B2B2C), despontando como um hub de oportunidades para que seus clientes possam usufruir, em tempo real, das vantagens e benefícios propiciados pelo Open Insurance, contribuindo para maior penetração e pulverização do mercado de seguros no país, de maneira eficiente e transparente, em linha com os valores e objetivos do próprio Open Insurance”, disse Cassio Gama Amaral, sócio-fundador da Guru Spoc.