Atendimento será feito em diversas regiões litorâneas do país; detalhes simples ajudam a garantir tranquilidade durante o tráfego
O Carnaval está chagando e, com ele, a movimentação nas estradas brasileiras aumenta consideravelmente. Para atender aos segurados que viajarão de carro neste período, a Allianz Seguros realizará, entre os dias 9 e 20 de fevereiro, uma operação especial em diversas regiões litorâneas do país.
O atendimento será feito por prestadores de serviço locais em conjunto com a Allianz Partners, empresa do Grupo Allianz e líder global em assistência 24 horas, e incluirá os serviços de reboque, mecânico e táxi. A operação acontecerá nas seguintes praças:
· Litoral de Santa Catarina: litoral do estado de Santa Catarina, de Florianópolis até Penha.
· Litoral do Paraná: cidade de Matinhos.
· Litorais Sul e Norte de São Paulo: toda a faixa litorânea do estado de São Paulo, de Peruíbe (Litoral Sul) à Ubatuba (Litoral Norte). No litoral Sul, haverá também prestador dedicado para motocicletas.
· Litoral do Rio de Janeiro: toda a faixa litorânea do estado do Rio de Janeiro, de Paraty até Mangaratiba. Macaé e Campos dos Goytacazes servirão como cidades de apoio.
· Litoral do Espírito Santo: toda a faixa litorânea do estado do Espírito Santo, de Guarapari até São Mateus.
· Litoral da Bahia: toda a faixa litorânea do estado da Bahia, de Arembepe até Praia do Forte.
· Litoral de Pernambuco: litoral do estado de Pernambuco, de Recife até Ipojuca.
Viagem com segurança
Marlon Teixeira, diretor de Sinistros Auto da Allianz Seguros, reforça a necessidade de os motoristas terem cautela diante do volante e checarem as condições do veículo antes de pegar a estrada. “Só assim a viagem ocorrerá com segurança”, diz. O primeiro item a ser analisado, segundo o executivo, é se a revisão do veículo está em dia e certificar-se de que todos os detalhes do carro estão em perfeitas condições.
O executivo lista algumas dicas de segurança para auxiliar os condutores:
Pneus em bom estado
Confira se os pneus do carro estão gastos e se há necessidade de trocá-los. “Também é importante calibrá-los de acordo com as libras indicadas no manual do proprietário do automóvel”, pontua Marlon Teixeira. Opte, ainda, por um pneu de boa qualidade no estepe. A mesma atenção dada aos pneus é necessária no estepe. Se possível, calibre também o pneu reserva.
Atenção às revisões simples
Certifique-se de que ferramentas como triângulo, macaco e chave de roda estejam realmente no veículo. “Antes de viajar, avalie suspensão, faróis, sistema de freio, nível do óleo e fluídos, e sistema elétrico”, lembra o diretor. O sistema de limpeza dos vidros também deve ser verificado, uma vez que garante segurança ao condutor.
Evite trechos alagados
As chuvas de verão geralmente são rápidas, mas também podem ser seguidas de temporais. Com isso, Marlon aconselha a evitar o tráfego durante as chuvas fortes e, consequentemente, os trechos alagados. “Procure por locais seguros para aguardar as condições de tráfego melhorarem”, diz.
Use o cinto de segurança
Embora a obrigatoriedade do cinto de segurança para motoristas e passageiros esteja previsto no Código de Trânsito Brasileiro, muitas vezes seu uso é negligenciado. “O cinto de segurança deve ser utilizado em todo o trajeto, inclusive pelos passageiros que estão no banco traseiro”, destaca Marlon Teixeira. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego indica que o uso do cinto no banco dianteiro reduz em 45% as chances de lesões graves em acidentes e, nos bancos de trás, os passageiros que utilizam o cinto ficam até 75% mais seguros.
Revisões devem ser feitas com antecedência
Quanto mais cedo se averiguar o veículo, melhor. “Todos os itens do automóvel devem ser checados antes da viagem”, finaliza o executivo. Assim, caso seja necessário substituir alguma peça, o motorista terá tempo de fazer essa substituição com calma.