O forte desempenho dos eletroeletrônicos em 2024 vem produzindo um ciclo positivo de crescimento para atividades complementares ao varejo como os serviços financeiros, em especial os chamados seguros massificados, aqueles contratados no momento da compra de algum produto doméstico ou para uso pessoal.
O volume de contratação de seguro garantia estendida na Assurant no Brasil, uma das seguradoras líderes no segmento, cresceu 28% no primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo intervalo de 2023. O produto é comercializado em em mais de 12 mil pontos de vendas em parcerias com varejistas físico e e-commerce, fabricantes de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e aparelhos celulares.
A maior procura por este seguro acompanhou o desempenho das vendas de produtos eletroeletrônicos no varejo, que registou uma alta de 34% no primeiro semestre de 2024 com cerca de 70 milhões de unidades vendidas, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).
Estimativas da indústria eletroeletrônica projetam que 2024 venha a ser o melhor ano do setor em uma década, o que abre uma perspectiva positiva para as seguradoras especializadas em serviços de garantia estendida. Dados da Confederação Nacional de Seguros (CNSEG), mostram que a modalidade garantia estendida cresceu 9,1% no primeiro semestre deste ano. No acumulado de 2023, as contratações deste seguro movimentaram R$ 3,4 bilhões de reais.
O seguro garantia estendida funciona como uma extensão da garantia original de fábrica do produto, e tem serviços que contemplam os custos de substituição e reparo de peças, mão de obra especializada, remoção e deslocamento dos produtos, atendimento em domicílio e cobertura nacional. “Finalizando o tempo de garantia do fabricante, se o produto não puder ser consertado, o segurado tem direito à reposição por um novo igual ou similar”, explica Daniel Brandão, Diretor Comercial da Assurant no Brasil.