Micro e pequenos empreendedores também estão mais interessados na contratação de uma apólice de seguro para proteção dos negócios
O empréstimo com garantia tem se consolidado como uma das principais fontes de crédito para abrir ou ampliar um empreendimento. De acordo com levantamento da Creditas, fintech líder em soluções financeiras na América Latina, entre janeiro e setembro deste ano, houve um crescimento de 71% na busca por home equity (crédito com garantia de imóvel) e auto equity (crédito com garantia de veículo) para empreender.
O empreendedorismo no Brasil tem ganhado força após a pandemia, com o surgimento de micro e pequenos empreendedores dos mais variados setores. Segundo dados do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, o Brasil registrou, em setembro de 2022, 19.118.293 micro e pequenas empresas ativas, o correspondente a 93,76% do total de empresas no país.
Segundo Maria Teresa Fornea, VP da unidade de Home da Creditas, fazer uso do crédito com garantia para empreender é algo positivo. “Com ele, é possível alongar o capital de giro e ter um fluxo de caixa mais saudável, contribuindo para uma melhor organização financeira e sobrando mais margem para retiradas ou reinvestimentos no negócio”, explica a executiva.
Na esteira desse crescimento, o mercado de seguros para as empresas também ganhou força. De acordo com levantamento da Minuto Seguros, uma das principais corretoras do País, e empresa Creditas, entre o segundo e o terceiro trimestre do ano houve um aumento de 75% na procura pelo Seguro PME.
Manes Erlichman, vice-presidente e diretor técnico da Minuto Seguros, reforça a importância do seguro empresarial. “O seguro para PMEs está se popularizando no mercado e confirmando a tendência de que o micro e pequeno empreendedor está prezando pela proteção do seu negócio como um todo. Ele é essencial para assegurar a empresa com diversas coberturas já conhecidas como incêndio, danos elétricos, queda de raio, roubo e furto de bens. Além disso, outra cobertura importante é a de responsabilidade civil, que cobre danos causados a terceiros dentro do estabelecimento”, reforça.