Os investimentos em infraestrutura são um dos pilares da economia brasileira. Em 2021, o segmento deve se beneficiar da agenda de concessões públicas e privatizações, que tem aportes estimados em R$ 137,5 bilhões. Até o fim do ano que vem, as concessões de ativos públicos na área de infraestrutura deverão render ao país cerca de R$ 260 bilhões em investimentos. Essa agenda impacta diretamente o seto r de seguros, que acompanha de perto as obras e os projetos voltados para rodovias, portos, ferrovias e terminais aeroportuários. O tema está em debate na primeira edição da série Grandes Eventos / Ponto de Vista, criada pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), como parte das ações comemorativas pelos 50 anos da Instituição.
Marcado para 1º de julho, o primeiro encontro, “A Infraestrutura e o Seguro no Brasil”, reunirá o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o deputado federal e presidente da ENS, Lucas Vergilio, dirigentes da ENS, representantes do Legislativo, do mercado de seguros e da indústria de base. A abertura, às 15h50, ficará a cargo de Lucas Vergilio e do diretor-geral da ENS, Tarcísio Godoy.
Na sequência, a partir das 16h, o presidente executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Venilton Tadini, vai apresentar uma visão do mercado sobre infraestrutura e seguro. Em seguida, o deputado federal Augusto Coutinho (SDD-PE) analisará os impactos da nova Lei de Licitações – projeto do qual foi relator na Câmara. Já o ministro Tarcísio Freitas abordará os investimentos do Governo federal no programa de concessões públicas e seus reflexos no mercado de seguros.
“Criamos essa série para promover uma aproximação e estimular o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada. Juntos, queremos identificar e propor soluções para ajudar o País na retomada do crescimento econômico”, explica o presidente da ENS, Lucas Vergilio.
A mediação ficará a cargo do advogado João Marcelo dos Santos, presidente da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência). No encerramento, João Marcelo comandará mesa-redonda com Roque Melo, vice-presidente da Junto Seguros e presidente da Comissão de Riscos de Crédito e Garantia da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço ens.vc/pontodevista1. A transmissão do evento será pelo canal da ENS no YouTube: www.youtube.com/channel/UCWKYHpO2GdJ7nfxuNx3XctQ.