Para a executiva previsões refletem as ações estratégicas implementadas pela empresa ao longo de 2024
As perspectivas para 2025 são animadoras, na medida em que estimamos uma alavancagem nas vendas em razão das soluções que foram desenvolvidas no ano passado, e que vêm sendo modernizadas para entrada em produção, o que, no médio prazo, poderá auxiliar a empresa a atingir um outro patamar. Além disso, a área de vendas passou a ter um reforço de peso com a entrada de Beatriz Cavalcante, a nova Diretora Comercial na Companhia. A afirmação é da presidente da Delphos, Elisabete Prado, segundo a qual, seguindo as tendências e os avanços da IA, a empresa espera se reposicionar em relação aos seus processos mais clássicos, “de forma a contribuir com os clientes em seus mercados concorrenciais”.
Novos diretores – Elisabete Prado diz ainda que a Delphos fez, em maio do ano passado, a ampliação do seu corpo diretivo, incluindo a já mencionada Diretora Comercial, uma vez que precisava se adequar às novas tendências de mercado, sobretudo do ponto de vista dos negócios. “Os resultados alcançados em 2024 foram muito satisfatórios, pois pudemos dar foco nas expectativas dos nossos clientes em relação aos avanços tecnológicos, e aos desenvolvimentos de soluções aderentes a essas expectativas”, revela a executiva.
Ela frisa que “foi um ano muito intenso”, mas muito positivo. Além de todas as operações de BPO de seus contratos longevos, a Delphos iniciou, em paralelo, o desenvolvimento e customização de alguns ramos em um sistema de altíssima complexidade, para implementação em prazos bastante arrojados. “Isso movimentou bastante o time, que se mostrou muito engajado e comprometido em todas as etapas do processo”, pontua.
Inovação – A presidente da Delphos revela que o investimento que vem sendo realizado em inovação já trouxe um retorno muito positivo. Acredita que ainda que haja um hiato de 16% para o atingimento pleno das expectativas do cliente final, como demonstra recente pesquisa da CNseg, o nível de satisfação “está elevadíssimo”, o que comprova a grande preocupação e compromisso das seguradoras com a sociedade. “Isso ajuda no processo concorrencial, estimula o aumento da massa segurada e melhora os ganhos financeiros para as partes relacionadas”, acentua.
Para a executiva, o fato de 56% das empresas terem atingido as suas expectativas em termos de resultados projetados, como aponta a mesma pesquisa, é um indicador explícito de que a escolha do caminho da inovação foi muito acertada. “No limite, esse crescimento auxilia na elevação da participação do segmento de seguro no PIB, o que movimenta positivamente a economia e viabiliza a devolução de benefícios para a população”.
Na avaliação dela, o campo da tecnologia vem avançando inexoravelmente e de forma acelerada. Nesse contexto, na trilha da IA, a intensificação do uso de bases para compor BI´s que combinem mineração de dados com formas rápidas de visualização, criação de indicadores para análises preditivas, extração de relatórios gerenciais, gráficos, índices ou dashboards interativos, “é um caminho sem volta”.
Decisões baseadas em dados – A executiva entende que essas práticas ajudam as organizações a tomarem decisões impulsionadas por dados, gerando mudanças muito positivas. Elisabete Prado cita a precificação inteligente como um “exemplo formidável” dessas mudanças, pois dá muito mais assertividade no valor final, levando em conta variáveis que ajudam a mitigar os riscos, eliminando perfis indesejáveis, mas também viabilizando a inclusão de bons riscos que seriam rejeitados em análises menos parcimoniosas. “A Delphos, não sendo uma seguradora e não sendo detentora de riscos, faz outros tipos de precificação. No entanto, a empresa busca elementos que proporcionem rápidas comparações, usando ferramentas que seguem ao encontro das mesmas premissas”, conclui.